“SUA” SEGURANÇA PESSOAL

“SUA” SEGURANÇA PESSOAL

Atualmente a violência no mundo globalizado, infelizmente esta em toda parte, o sentimento é de total insegurança e impotência. Veremos a seguir algumas dicas que ajudará e talvez impeça de se tornar mais uma vitima da violência urbana. A segurança representa 90% em prevenção, sendo assim as ações devem se concentrar nesta etapa. Prevenção 90%, sorte 5% e 5% reação (o que não é aconselhável). Nada é 100% garantido, quando o assunto é segurança. Regra: o bandido não tem descrição exata, o modelo de meliantes trajando chinelos e bermudas, é ultrapassado. Varias pessoas relatam que sofreram abordagens, em que os assaltantes estavam bem vestidos e muitos trajavam terno e gravata, e a participação de mulheres cresceu muito.

Antes de efetuar a abordagem, os bandidos selecionam suas vitimas, por isso fique atento e observem sempre todos a sua volta, preste atenção: no comportamento, nas mãos (geralmente escondidas no bolso), os olhos (observe os olhos, se estiver muito próximo, você sentira se a intenção é ruim). È errado pensar que não vai acontecer com você, e permitir que ocorra, o certo é estar sempre na prevenção.

Ao caminhar em ruas desertas ou à noite, observe tudo a 360º graus, ao identificar um suspeito em potencial, olhe as mãos e se estiver próximo o olhar, confie em seus instintos. O espaço é o inimigo do bandido, deixe um espaço de mais ou menos uns vinte metros, ninguém assalta a distancia. Se ele continuar diminuindo o espaço, mude o lado da calçada, e continue mantendo distancia, ou se ele estiver vindo na sua direção, volte e mude o lado da calçada, se ele mudar e continuar diminuindo o espaço, e esta situação for em uma rua, que o comércio estiver aberto, entre em um local movimentado, e peça ajuda. Caso contrario tente manter a calma, e observe a distancia onde você possa se abrigar, e se é viável correr até o local. Se for correr continue observando o suspeito, a maioria dos marginais não quer ter trabalho, mas se ele também correr, não grite SOCORRO, as pessoas quando ouvem gritos pedindo por socorro geralmente se afastam, grite a palavra FOGO, os curiosos sempre vem ver o que esta acontecendo, ou por um nome qualquer, Paulo, Pedro, isto criara duvidas no meliante.

Ao estacionar o carro dê preferência a um estacionamento pago. Mas se você sempre deixa o carro na mesma rua, e a tampa do tanque de combustível foi roubada, troque o segredo e as chaves, talvez a tampa fosse roubada para fazer uma copia da chave, e o foco da próxima vez é o carro. Não deixe nada nos bancos, que possa chamar atenção, guarde tudo no porta-malas. Se vir alguém mexendo no seu carro, volte e acione a policia (190). Ao retornar, e próximo do seu veiculo estiver algum suspeito, não entre no carro passe direto e observe, na duvida acione a policia (190). Não deixe as chaves da sua casa no veiculo, poderão ser usadas em roubo posteriormente, os bandidos podem encontrar no veiculo o seu endereço. Não coloque adesivos que possa identificar sua casa, faculdade, academia ou trabalho, tudo pode ser usado contra você.  Evite ficar no interior do carro quando estiver estacionado. Ao entrar no carro trave as portas, ligue motor e saia o mais rápido possível, depois coloque o cinto ligue radio, com o carro em movimento é muito difícil ser abordado.

À noite em local suspeito em movimento se o veiculo de trás dar uma batidinha, não pare, sinalize e peça para te acompanhar, pare em local seguro. Furou o pneu continue rodando até um local seguro, é melhor o prejuízo do pneu. Pode parecer desumano, mas carro quebrado a noite em local sem movimento, não pare acione a policia (190), bandidos usam mulheres e crianças para praticar emboscadas. Se achar que esta sendo seguido por outro veiculo ou moto, não altere a forma de dirigir, procure um posto policial ou delegacia. Ao chegar a sua residência observe tudo ao redor, se ver algo suspeito não pare, continue e de uma volta no quarteirão, na duvida acione a policia (190).

Evite rotinas diversifique seus caminhos e se possível os horários na saída pela manhã ou à noite ao retorno. Se algum tipo de liquido for jogado no pára-brisa, à noite com o veiculo em movimento, não ligue o limpador, há relato de um tipo de resina, quando acionado o limpador, todo o pára-brisa vai embaçar, jogar pedra no veiculo, também são formas de forçar o motorista a parar. Se for abordado no veiculo, mantenha a calma e peça para o bandido ter calma, coloque as duas mãos no volante, informe que vai fazer tudo que ele mandar, não faça movimentos bruscos, avise antes tudo que você vai fazer, se lhe pedir para entregar objetos de valor, entregue, sua vida é o bem mais importante. Se tiver que descer do carro, faça da maneira correta: avise que vai soltar o cinto de segurança, que vai destravar e abrir a porta, ao sair vá para a traseira do carro.

Durante o dia com o farol vermelho, procure parar na pista central, não deixe nada de valor nos bancos, crianças vendendo doces, estão observando tudo que esta a vista, se for venda de fachada, ira colocar um chiclete no pára-choque ou vidro traseiro, no próximo farol você será roubado. Se suspeitar de algo (possível vendedor) cole seu carro no carro da esquerda, você vai dificultar a ação. Durante a noite no farol fechado, diminua a marcha vá devagar, fique longe da faixa de pedestre, fique na faixa central com a primeira marcha engatada.

Caixas eletrônicos evitem usá-los à noite, em locais desertos, não confie em câmeras de segurança elas não evitaram o roubo. Observe o local de introduzir o cartão, e o local da saída do dinheiro, no local do cartão, puxem antes de colocar o cartão, ladrões instalam dispositivos nesta parte, (o chamado chupa cabra) e na saída do dinheiro.

Procure utilizar caixas eletrônicos em shoppings ou supermercados. Nas compras evite andar com muito dinheiro, com vários cartões de créditos ou de bancos, desconfie de tudo que parecer anormal, confie no seu instinto. Valorize a vida, mantenha uma postura de prevenção.

Importante: Consulte sempre um Gestor de Segurança.