A Benção da Largueza

A BENÇÃO DA LARGUEZA
(Salmos 119.45)

(ARA-Almeida Revista e Atualizada)E andarei com largueza, pois me empenho pelos teus preceitos. (NVI-Nova Versão Internacional) Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos. (RV – Reina Valera espanhol) Y andaré en anchura, porque busqué tus mandamientos. (VC-Versão Catolica) Andarei por um caminho seguro, porque procuro os vossos preceitos.

Preâmbulo: Pessoas do Antigo Testamento comentaram certos tipos de bençãos na Biblia, que hoje poucos conhecem como no caso da largueza. Este Salmo 119 desconhecemos o seu autor pode ser um aluno da escola de Esdras no ano 500 a.C Um Salmo amplo e profundo no seu conteudo. Nos seus 176 versiculos aparece 12 sinonimos da Palavra de Deus: 32 Palavra, 25 lei, 23 Mandamento, 22 Preceitos, 20 Testemunhos, 7 Promessas, 6 Juízos, 2 Prescrição e uma vez cada Caminhos, Veredas, Maravilhas e Justiça. Só não aparecem sinônimos em 5 versículos (84, 90, 121, 122,132).

I – FALANDO SOBRE A LARGUEZA
1. O sinonimo de Largueza: Esta benção esta relacionado com o espaço amplo, grande, abundante. Coisas fisicas que precisam serem amplas: casa, terreno, veiculo, caminhão. Coisas da alma com amplitude: um coração amplo, uma amizade ampla, um conhecimento vasto.
2. O antonimo da largueza: O contrario de largueza e extreiteza, apertamento. Ja morei em um apartamento que o quarto só cabia a cama e os meus tocavam a parede. (Is 28.20) Porque a cama será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele.
3. A largueza do Brasil: O Brasil tem 8.511.965 km² (5º em grandeza) Com diferentes aspectos e relevos diferentes. O homem por si só construiu as Rodovias como no caso da BR 101 uma Rodovia longitudinal, medindo 4.553 Km de extensão, ademais ela é translitorânea. Seu ponto inicial está localizado na cidade de Touros (RN), e o final perto do Arroio Chuí (RS). Atravessa 12 estados brasileiros.

II – LARGUEZA DA TERRA
1. O texto base Exodo 3.1-8: E apascentava Moisés o rebanho de Jetro… E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo… me virarei para lá, e verei esta grande visão… Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa… Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó… E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel… por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel…
2. As ações de Deus no texto:Deus se deu a conhecer a Moises numa chama de fogo. Se auto-revela como o Deus dos patriarcas. Deus fala, dizendo que tinha visto a aflição, ouvido o seu clamor e conhecia sua dor. E tinha resolvido descer para dar o livramento e levar a uma terra boa, larga.
3. A promessa da largueza na pratica: (1 Cr 4.39-41) Chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do vale, à procura de pasto para os seus rebanhos. Acharam pasto farto e bom e a terra espaçosa, tranqüila e pacífica, onde habitaram, dantes, os descendentes de Cam.
4. Jabez teve essa Largueza: (1 Cr 4.9,10) E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
5. Deus quer te abençoar com largueza: (Sl 18.19) Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim. Eu estou vivendo ja essa benção, eu posso pregar essa palavra.

III – LARGUEZA DO CORAÇÃO
1. O texto base 2 Coríntios 6.11-13: O coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
2. O coração de Paulo dilatado: Paulo tinha um coração grande, dilatado pelos coríntios e desejava que eles também tivessem esse mesmo afeto por ele.
3. Largueza de Inteligência: (Rs 4.29) Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.

IV – LARGUEZA DOS PROJETOS
1. O texto base Isaias 52.2,3: Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.
2. Precisamos falar de projetos de largueza: A Bíblia nos autoriza a sonhar e desejar o melhor da terra. Templos modernos, construções amplas. Todas as comodidades para todos os Ministérios. Meios de comunicação próprio Radio e TV. Seguimentos próprios gerando recursos para a Igreja, tais como: Selo Editorial, Livraria, Gráfica, Produtora de Eventos. Estúdios de gravação.
3. Um exemplo de projeto com largueza: (2 Rs 6.1-4) E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.
4. O Projeto Reobote: (Gn 26.22) E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra. Isaque já havia feito outros projetos de poços, mas apenas um ele pode chamar de Reobote, por que dizia agora o Senhor nos alargou. Os outros pecos se chamaram: Eseque, lugar de contenda. Sitna, lugar de Inimizade. (Gn 26.19-21) A igreja não pode ficar com projetos como Eseque e Sitna, mas sim como Reobote.