A contribuição do teatro para a formação cidadã

Maria José de Araujo Filha[1]

RESUMO

Diante da falta de consciência da sociedade que ainda não despertou, de fato, para a importância da arte teatral, faz-se necessário repensar no desenvolvimento humano visando uma mudança social. Esse é o grande desafio.

Os grupos trabalharão cenas da sua própria realidade, sem deixar de usar a música, a daa, as artes cênicas, para debater temas como racismo, gravidez precoce, machismo, discriminação e violência sexual, mercado de trabalho, relação familiar, relação com a escola, maus tratos a pessoas com deficiência e o preconceito social.

Acreditamos que a aplicação de oficinas de teatro, como prática pedagógica, direcionada ao público infantil, ajudará na construção de uma sociedade mais consciente com novas perspectivas da valorização de uma cultura voltada a arte cênica (teatro).

PALAVRAS-CHAVE: formação cidadã, prática pedagógica, cultura.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como ênfase a estruturação da sociedade em meio aos respaldos e as contribuições que os aspectos culturais podem constar na formação de dado povo objetivando discutir e analisar o comportamento da sociedade em relação aos aspectos culturais e suas raízes, bem como suas influências no que se refere aos costumes, hábitos, crenças e etc.. Além de investir no universo infantil através de oficinas de teatro que favoreçam mobilizar a expressão e a comunicação pessoal, a compreensão da diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade, favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana e torná-lo capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos e movimentos que estão à sua volta. Estimular momentos de valorização da arte, reflexão sobre a importância da comunicação na vida do ser desenvolvendo várias habilidades na criança, levando-a a perceber que é possível usar o corpo e a imaginação para expressar seus sentimentos, emoções dentro de uma vivência teatral.

Trabalhar com o teatro na sala de aula, não é apenas fazer os educandos assistirem às peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento. Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro em sala de aula.

Na realização de cenas dramáticas destaca-se o exercício do faz de conta, fingir, imaginar ser outro, criar situações imaginárias etc. São atitudes essencialmente dramáticas criadas pelo homem para desenvolver habilidades, capacidades e provir sua existência.

Atuamos todos os dias, em casa, na escola, no trabalho, assumimos papéis sociais constantemente em nossas vidas, como o de pai, mãe, filho, educando, professor, de acordo com o ambiente assumimos personagens sociais reais. A atuação é o meio pelo qual nos relacionamos com o outro. O processo dramático é considerado um dos mais vitais para os seres humanos.

Concluímos que o teatro contribui para o desenvolvimento da expressão e comunicação e favorece a produção coletiva de conhecimento da cultura, seja ele no valor estético ou educativo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

· BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro, 2006.

· CORTES, Maria. Teatro na Educação infantil. Viçosa-MG, CPT, 2008

· DO CARMO, Vlademir, KLUGE, Denise e ALMEIDA. Marcus. O Ato de Fazer Teatro na Experimentação da Linguagem Expressiva. Ed Paulinas, 1997.

· Formação do cidadão de bem – CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIAL. Disponível em HTTP:// www.peabirus.com.br. Acesso em 31/01/2010.

· A formação de leitor crítico: uma contribuição interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem. Disponível em HTTP://www.monografia.brasilescola.com. Acesso em 31/01/2010.

· A Importância Do Contexto Cultural Para A Cidadania. Disponível em HTTP://www.artigonal.com. Acesso em 01/02/2010.


[1] Aluna pós-graduanda em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa