A Escrita de Monografias e o Ritmo Mental

Neste artigo se abordará sobre a importância do ritmo da mente para o sucesso na redação de uma monografia e como é possível disciplinar essa extraordinária ferramenta da vida para este fim.

Mas antes de iniciarmos, há uma história que gostaria de contar: Um homem se aproximou de um sábio e lhe disse, “Disseram-me que o senhor é um sábio….. Diga-me: em que consiste o segredo da sabedoria?”

O sábio contestou: “Sou sábio porque quando como, como, quando durmo, durmo e quando falo com você, falo com você” “Mas isso também posso fazer e nem por isso sou sábio”; contestou-lhe o homem. “Eu não vejo assim”, replicou-lhe o sábio, “pois quando dorme, está pensando nos problemas que teve durante o dia ou poderá ter quando se levante. Quando come está pensando no que vai fazer depois ou o que comerá no dia seguinte, e quando fala comigo está pensando em que perguntar-me ou responder-me antes de que eu termine. Você não é sábio porque nunca está aqui, sempre está em outra parte”.

Este conto ilustra muito bem como trabalha a mente humana. Nossa mente está viajando constantemente do passado para o futuro e do futuro para o passado. Enquanto nosso corpo sempre está no presente, nossa mente quase nunca se encontra unida a ele. E se você entende que não pode se dividir, porque não é um corpo e uma mente apartes entre si, então entenderá por que se produz o estresse.

Você simplesmente se estressa com o processo do trabalho necessário para realizar seu TCC ou monografias porque seu corpo e sua mente poucas vezes se encontram em unidade nas variadas tarefas que são necessárias, produzindo um sentimento de fuga de um dos dois pólos, que não permitem a concentração devida.

Se você constantemente viaja com a mente ao passado só trará ao presente ressentimentos, culpabilidade, saudades e arrependimentos, angustiando-se pelas razões motivadoras para a seleção do tema monográfico, a escolha do professor orientador, entre diversas outras questões. E se constantemente está com a mente no futuro somente carregará ansiedades, angústias e incertezas, sobre como terminará seu trabalho, como montará a apresentação, como será a defesa e a entrega. E o mais importante: perderá o único tempo real e maravilhoso no qual se desenvolve sua vida: o presente.

Pense: que poder real você possui sobre o passado? Que poder real tem sobre o futuro? Verdadeiramente nenhum. Seu poder está restrito ao presente. Comprovou-se cientificamente que a acumulação de passado ou futuro na mente produz envelhecimento e doenças. Quando deixe de recriminar-se pelo que já passou ou deixe de angustiar-se pelo que pode ocorrer desaparecerá de sua vida a ansiedade e o estresse e começará a fluir com o ritmo da vida.

Nosso time de especialistas em pesquisas de monografias pode ocorrer que em decorrência desta semana pratique o seguinte exercício: Mantenha-se vigilante sobre onde está sua mente. Verá o quão fácil é viajar ao passado ou ao futuro, menos no seu presente e nas necessidades do seu trabalho monográfico ou uma dissertacao de mestrado. Se isso ocorre tente concentrar-se ao presente e na totalidade do que está fazendo. Somente será preciso manter uma atitude de atenção plena e quando se dê conta que a mente não está no que está fazendo nestes momentos, simplesmente puxe-a de volta e submerja-se como um só na atividade que esteja realizando.

Se você conseguir praticar este exercício de maneira constante, não só sua monografia fluirá mais fácil mas sua vida se tornará mais leve, desfrutará mais do que faz, ficará menos estressado e comprovará que muito de nossos sofrimentos são sofrimentos adicionados pela mente pelo fato de perder o bem mais precioso que temos: o presente.