A Essência do Simbolismo no Tarot

O simbolismo envolve-nos constantemente rodeando-nos em cada passo que damos. O simbolismo é um conjunto de manifestações espiritualistas, que se expressam por mensagens vindas do Universo que afectam profundamente o nosso íntimo e percepção interior.

O Tarot é uma ferramenta de adivinhação tão eficaz, devido em grande parte, à essência do simbolismo que usa para representar cada carta do seu baralho. O simbolismo é tão importante no Tarot, que este certamente não existiria se os símbolos não fossem tão abastados em significado e possibilidades. Um símbolo nunca representa apenas um artefacto, ou algo específico, antes pelo contrário, um símbolo representa toda uma miríade de opções que têm que ser decifradas para conseguirmos uma interpretação final.

O simbolismo no Tarot tem um poder de atracção, que ao olhar incauto poderá parecer uma simples coincidência, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O simbolismo atrai cada um de nós de forma diferente e única. A nossa intuição é despertada por cada um dos elementos simbólicos que percepcionamos quando olhamos para cada uma das cartas, ao mesmo tempo que todo o Universo guia o nosso inconsciente para um resultado que nos será frutuoso consoante o nosso objectivo de vida.
Ao vislumbrar cada uma das cartas, rapidamente nos apercebemos da claridade e luz interior que cada símbolo nos traz, quando de um momento para o outro, nos sentimos inexplicavelmente atraídos por uma delas.

Podemos mesmo dizer que o simbolismo é uma espécie de motor do Tarot, algo que possibilita o estender do nosso conhecimento sobre o mundo e especialmente sobre nós próprios.