A importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para a sociedade

Todos nós sabemos que a destinação final do lixo que produzimos é causa de sérias degradações ao meio ambiente. Em busca de minimizar esse dano e conscientizar a população de que é preciso fazer algo para não destruir a natureza, a coleta seletiva vem sendo vista como alternativa para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões, pois colabora para o processo de reciclagem. Através de campanhas educativas para mobilizar a sociedade espera-se uma participação mais efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte.

A coleta seletiva vem sendo considerada uma solução para o problema do lixo, pois através desse processo de separação uma parte do lixo pode ser reaproveitada, colaborando inclusive de forma econômica e social, passando a gerar empregos e lucro. Dentro de casa ou pelas ruas, é possível que cada um faça sua parte. E para facilitar e ajudar na criação desse hábito foram adotados coletores específicos para cada tipo de material, com diferenciação através de cores padronizadas. São lixeiras coloridas que além de ajudar na separação dos resíduos também alegram e enfeitam os espaços onde são instaladas.
Para separar detalhadamente os materiais recicláveis nas categorias plástico, metal, papel e vidro, existe uma tabela a ser seguida:

AZUL: papel/papelão
VERMELHO: plástico
VERDE: vidro
AMARELO: metal
PRETO: madeira
LARANJA: resíduos perigosos
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
ROXO: resíduos radioativos
MARROM: resíduos orgânicos
CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Os coletores podem ser colocados em condomínios, escolas, parques, vias públicas, ou seja, o ideal é que se espalhem por toda a parte. Mas não basta apenas a implantação das lixeiras diferenciadas, é preciso a conscientização ecológica para que sejam utilizadas devidamente e assim colaborem com o meio ambiente e a qualidade de vida de todos.

Fonte: www.lixeirascoletaseletiva.com.br