A importância de comunicar-se bem

A comunicação possibilita o relacionamento entre as pessoas, fato este, ser um desafio para inclusão no mercado de trabalho. Comunicar é atingir e exercer influencia sobre uma ou mais pessoas e não é somente repetir palavras ou frases prontas, abrange um processo complexo, de saber o que dizer e como dizer

O comunicador deficiente comporta-se de maneira retraída ou inadequada e, num mundo tão competitivo, onde as oportunidades precisam ser constantemente garimpadas, deixa de aproveitar as chances oferecidas no mercado competitivo. As pessoas com problemas de comunicação estão sempre encontrando uma boa desculpa para não falar diante das pessoas, geralmente ficam irritados e colocam-se numa posição defensiva para se proteger, não participam espontaneamente das atividades que exijam comunicação e quando precisam falar, sem chance de se esconder, podem expressar-se de maneira ríspida e até com agressividade. (Polito, 2002)

Por outro lado, o comunicador eficiente é participativo, integrado em ambientes onde convive, é normalmente uma pessoa mais feliz, porque conta com o atributo da boa comunicação para resolver problemas, realizar projetos e abri as portas para o seu crescimento pessoal e profissional.

Todas as atividades hoje em dia exigem uma comunicação eficiente. Vamos refletir, na formação do aluno, desde o colégio até a universidade, o estudante precisa com freqüência fazer apresentações orais dos seus trabalhos na frente dos seus colegas e professores. Depois que se forma e inicia sua vida profissional, este é levado a enfrentar vários desafios como entrevistas e dinâmicas de grupo para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Conseguindo um lugar, vem outro desafio ainda maior, ele necessita participar de reuniões, negociações, fazer apresentações de projetos, ministrar palestras em convenções e seminários, sendo todas estas atividades dependentes de uma comunicação eficiente.

Não importa qual seja sua profissão, você deve sempre incluir um ingrediente importante:  a comunicação eficiente.