A importância do lúdico na educação infantil

A  IMPORTÂNCIA  DO  LÚDICO   NA  EDUCAÇÃO   INFANTIL

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AUTORAS: Irene Vieira Paula  Moraes

SUÉLI APARECIDA RANGEL

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RESUMO

O presente artigo relata o papel do educador na utilização de jogos e brinquedos na Educação Infantil. No cotidiano da sala de aula, os educadores buscam formas de tornar o ensino mais eficaz, prazeroso e também mais estimulante. Uma das alternativas é aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem. Porém nem sempre isso é fácil, mesmo porque os interesses e as solicitações das crianças são bem diversos, e não são todas as situações de ensino–aprendizagem que possibilitam um trabalho com a dimensão lúdica na escola. E temos  de  mostrar o  quanto  o  “lúdico”é  um  instrumento  indispensável  na  Educação Infantil, e   que os  professores tenham  consciência  disso.

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PALAVRA – CHAVE: Jogos, Aprendizagem, Prática-reflexiva

INTRODUÇÃO

É importante destacar que a primeira  infância de zero a seis  anos,seja  de  maior importância  de formação  de hábitos, valores, atitudes  que  constroem   as  bases  de  personalidades,as  intervenções  nesse  período    devem  estar  fundamentadas   na  afetividade,  pois qualquer  aprendizagem  está  intimamente  ligada  a  vida  afetiva  cabendo  à escola  amplia – lá, criando  um  ambiente  sócio-afetivo  saudável  para  as  crianças.‘’O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e  toda  criação.’’ (Santo Agostinho)

No caso específico de jogos e brincadeiras, no entanto, quando direcionados para a alfabetização e o ensino de língua

materna, isso é perfeitamente possível. Por meio deles integram-se o prazer e o aprender, sabor e saber. Nesse sentido, o jogo tem função de auxiliar o educador para promover tanto a apropriação do sistema de escrita alfabética quanto de práticas de leituras, escrita e oralidade significativa, portanto, é necessário que a escola ofereça aos alunos, desde os primeiros momentos e oportunidades de contato com a leitura e a escrita como práticas sociais, ou seja, revestidas de significado, nas quais se busca a interação com outro.

A organização de espaços adequados para estimular brincadeiras e jogos constitui atualmente uma das preocupações da maioria de educadores e profissionais de instituições escolares.

A docente Maria Célia R.M Campos (2005), da universidade Presbiteriana Mackenzie, ressalta que o uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma boa aprendizagem ativa, ou seja, mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca, com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas tolerando os erros, promovendo novas analises.

De acordo com Campos dependendo de como é conduzindo, o jogo ativa e  desenvolve os esquemas de conhecimento, aqueles que colaborarão na aprendizagem de qualquer novo conhecimento os procedimentos usados no jogo com o planejamento, a previsão, a antecipação o método de registro e contagem...

Através de jogos é possível apreender aspectos importantes da constituição psíquica de uma criança assim seu nível de desenvolvimento social e cognitivo. Nesse sentido, o jogo pode ser utilizado tanto no diagnostico psicopedagogica: o jogo favorece a analise de processo  de pensamentos utilizados pelo aluno ( criança ou mesmo adulto)e das relações que se estabelece  com parceiro  com as regras de seres estabelecidas.

O momento de introduzir o jogo deve ser estudado cuidadosamente o educador deverá respeitar o limite de cada educando a introdução de uma atividade que não esteja de acordo com o nível do educando poderá provocar frustração, trazendo desinteresse pela mesma.

O papel do educador será propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras de tal forma que possibilite ao educador descobrir vivenciar, modificar e criar as regras e acompanhar o educando durante a prática da atividade mediando ás situações, facilitando sua integração ao ambiente e participando do mesmo como elemento estimulado em todas as oportunidades cuidando para que tudo esteja em harmonia.

Pois, o lúdico é importante para o ser humano em qualquer idade, então, propiciar situações com jogos é garantir prazer, desafio e melhor desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Muitos teóricos e estudiosos destacam a importância do lúdico. Piaget e Vygotsky têm sido referências básicas na área educacional e deram destaque, em seus estudos, á aplicabilidade educativa, marcando as propostas de ensino em bases mais científicas.

Segundo seus estudos, os jogos têm importância fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização.

CONSIDERAÇÕES   FINAIS

Conclui-se que a ludicidade e importante na Educação Infantil, é uma necessidade em qualquer  idade  e  não  pode  ser   vista  apenas  como  diversão.Pois o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a  aprendizagem, o  desenvolvimento  pessoal, moral, social e cultural . Colabora para uma boa  saúde mental, prepara  para  um estado  interior  fértil, facilita  os  processos de socialização, comunicação, expressão  e  construção  de  conhecimentos.Uma  boa  escola deveria  ser  estimulante  para o  aprender,e  o  professor   deveria  melhorar  as  condições  de   ensino  para  o  crescimento  constante  do  processo  ensino – aprendizagem, prevenindo assim, dificuldades  na  produção  escolar.

REFERÊNCIAS   BIBLIOFRÁFICAS

BLEGER, José. ”Grupos operativos no ensino”; em temas  de psicologia.São  Paulo:Martins  Fontes,1980.

WALLON,Henri.As origens  do pensamento  na  criança.São  Paulo:Manole,1989.