A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORAS: Irene Vieira Paula Moraes
SUÉLI APARECIDA RANGEL
RESUMO
O presente artigo relata o papel do educador na utilização de jogos e brinquedos na Educação Infantil. No cotidiano da sala de aula, os educadores buscam formas de tornar o ensino mais eficaz, prazeroso e também mais estimulante. Uma das alternativas é aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem. Porém nem sempre isso é fácil, mesmo porque os interesses e as solicitações das crianças são bem diversos, e não são todas as situações de ensino–aprendizagem que possibilitam um trabalho com a dimensão lúdica na escola. E temos de mostrar o quanto o “lúdico”é um instrumento indispensável na Educação Infantil, e que os professores tenham consciência disso.
PALAVRA – CHAVE: Jogos, Aprendizagem, Prática-reflexiva
INTRODUÇÃO
É importante destacar que a primeira infância de zero a seis anos,seja de maior importância de formação de hábitos, valores, atitudes que constroem as bases de personalidades,as intervenções nesse período devem estar fundamentadas na afetividade, pois qualquer aprendizagem está intimamente ligada a vida afetiva cabendo à escola amplia – lá, criando um ambiente sócio-afetivo saudável para as crianças.‘’O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação.’’ (Santo Agostinho)
No caso específico de jogos e brincadeiras, no entanto, quando direcionados para a alfabetização e o ensino de língua
materna, isso é perfeitamente possível. Por meio deles integram-se o prazer e o aprender, sabor e saber. Nesse sentido, o jogo tem função de auxiliar o educador para promover tanto a apropriação do sistema de escrita alfabética quanto de práticas de leituras, escrita e oralidade significativa, portanto, é necessário que a escola ofereça aos alunos, desde os primeiros momentos e oportunidades de contato com a leitura e a escrita como práticas sociais, ou seja, revestidas de significado, nas quais se busca a interação com outro.
A organização de espaços adequados para estimular brincadeiras e jogos constitui atualmente uma das preocupações da maioria de educadores e profissionais de instituições escolares.
A docente Maria Célia R.M Campos (2005), da universidade Presbiteriana Mackenzie, ressalta que o uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma boa aprendizagem ativa, ou seja, mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca, com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas tolerando os erros, promovendo novas analises.
De acordo com Campos dependendo de como é conduzindo, o jogo ativa e desenvolve os esquemas de conhecimento, aqueles que colaborarão na aprendizagem de qualquer novo conhecimento os procedimentos usados no jogo com o planejamento, a previsão, a antecipação o método de registro e contagem...
Através de jogos é possível apreender aspectos importantes da constituição psíquica de uma criança assim seu nível de desenvolvimento social e cognitivo. Nesse sentido, o jogo pode ser utilizado tanto no diagnostico psicopedagogica: o jogo favorece a analise de processo de pensamentos utilizados pelo aluno ( criança ou mesmo adulto)e das relações que se estabelece com parceiro com as regras de seres estabelecidas.
O momento de introduzir o jogo deve ser estudado cuidadosamente o educador deverá respeitar o limite de cada educando a introdução de uma atividade que não esteja de acordo com o nível do educando poderá provocar frustração, trazendo desinteresse pela mesma.
O papel do educador será propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras de tal forma que possibilite ao educador descobrir vivenciar, modificar e criar as regras e acompanhar o educando durante a prática da atividade mediando ás situações, facilitando sua integração ao ambiente e participando do mesmo como elemento estimulado em todas as oportunidades cuidando para que tudo esteja em harmonia.
Pois, o lúdico é importante para o ser humano em qualquer idade, então, propiciar situações com jogos é garantir prazer, desafio e melhor desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Muitos teóricos e estudiosos destacam a importância do lúdico. Piaget e Vygotsky têm sido referências básicas na área educacional e deram destaque, em seus estudos, á aplicabilidade educativa, marcando as propostas de ensino em bases mais científicas.
Segundo seus estudos, os jogos têm importância fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que a ludicidade e importante na Educação Infantil, é uma necessidade em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão.Pois o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, moral, social e cultural . Colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimentos.Uma boa escola deveria ser estimulante para o aprender,e o professor deveria melhorar as condições de ensino para o crescimento constante do processo ensino – aprendizagem, prevenindo assim, dificuldades na produção escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOFRÁFICAS
BLEGER, José. ”Grupos operativos no ensino”; em temas de psicologia.São Paulo:Martins Fontes,1980.
WALLON,Henri.As origens do pensamento na criança.São Paulo:Manole,1989.