A Publicidade e o surgimento de Novas Mídias

A publicidade em si passa por um período de transformações constantes e rápidas e repensar a forma de atingir o público é primordial para não perder clientes. Nesta época de Web 2.0 onde interação tornou-se palavra-chave para o sucesso de um produto e/ou serviço e, em um país como o Brasil onde, segundo a Anatel, existem 231 milhões de celulares ativos, é fundamental conhecer estas novas possibilidades de anúncios e planejar de forma racional a melhor maneira de atingir cliente. Nesse sentido a villevox Comunicação e Marketing sempre busca aprimorar os conhecimentos nestas novas mídias e oferecer aos seus clientes.

Na última década, várias mudanças ocorreram quando se trata de atingir o público-alvo. Cartas promocionais estão sendo substituídas por pin code ou envio de SMS; as propagandas atingem as pessoas onde elas estiverem graças aos torpedos; os sites se tornaram móbiles para serem acessados de celulares ou smartphones (celulares que possuem sistema operacional como de um computador); as campanhas publicitárias podem ser visualizadas diretamente do Orkut, Facebook e outras redes sociais.

Sem contar com os links patrocinados do Google – o site de busca mais acessado no Brasil – que, de acordo com as palavras-chave digitadas pelo cliente, mostra o anúncio de sua empresa. Estas são apenas algumas entre tantas outras formas de atingir o público-alvo sem que seja necessário que ele esteja em frente à TV ou ouvindo rádio.

No entanto, isso não quer dizer que as mídias tradicionais tornaram-se obsoletas. Mas é possível utilizá-las de maneira que interajam com estas novas formas de anunciar, como por exemplo, utilizar o comercial de TV para divulgar uma promoção via SMS, ou então imprimir na própria embalagem do produto um pin code (código promocional) para ser enviado via celular, ou ainda imprimir um QR Code (espécie de código de barras) no cartão de visitas ou em um anúncio impresso e quando o cliente filmar com a câmera do celular seja redirecionado para o site móbile da empresa.

Os anunciantes e agências que desejam continuar conquistando clientes necessitam enveredar-se por novas mídias, porém de forma estudada e planejada, para que não seja gasto tempo e dinheiro sem que o principal seja atingido e sempre tendo em mente que o excesso de informação pode levar a saturação e causar o efeito oposto: ao invés de conquistar clientes pode perder mercado pela abordagem incorreta e excessiva. Por esse motivo, a villevox procura levar aos seus clientes novas formas de anunciar e atingir o target desejado, sempre analisando e buscando adaptar as novas mídias às necessidades do anunciante.

 Autora: Ana Gizele Costa