Aloe Vera: Uso de Alimentos Para as Prevenções das Enfermidades.

Aloe Vera em Uso de Alimentos Para as Prevenções das Enfermidades.

*JÚNIOR,Fabio Naves da Rocha

Resumo:

Estudos tem mostrados sobre quais as ações da Aloe Vera no organismo do ser humano.O objetivo deste trabalho é mostrar os benefícios que aloe vera Barbadensis (Miller), também conhecida como Aloe Vera (Linne),trás para saúde do ser humano,ao longo deste trabalho iremos relatar sobre os seus mecanismos,ações,e o funcionamento em nosso organismo.A Aloe Vera tem sido muito estudada,porque tem se a idéia de que a Aloe Vera pode ser um ótimo refugio para as enfermidades do séculos.Em pesquisas aprofundadas tem se estudado as substâncias que contem dentro de uma folha de Aloe Vera,os resultados foi muito espantoso,porque encontrou-se o que precisava para ter uma mais saudável.Dentro de uma folha de Aloe Vera é encontrado mais de 75 substâncias. A Aloe Vera tem um ótimo desempenho porque fornece um rico reservatório de elementos nutricionais, que combinando sua ação e equilíbrio, produz um efeito muito mais poderoso  do que o efeito que seria esperado se os elementos estivessem separados, individualmente.

Palavras-Chave: Uso,Efeitos,Prevenções.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________

*Acadêmico do 3º Semestre de Farmácia

da Faculdade de Quatro Marcos-FQM

1.Introdução:

Este trabalho é correspondente de pesquisa que visa trazer informações sobre as prevenções de enfermidade com o uso de Aloe Vera.

A Aloe Vera Barbadensis é uma planta medicinal de espécie muito suculenta, e se parece mais com um cáctus, mas é de fato membro da família liliáceas, parente do alho,do aspargo e da cebola. A Aloe alcança a maturidade em 4 anos, foi trazida da África para as Américas no século XVI.

Mesmo existindo 200 espécies de Aloe, há provavelmente apenas 3 ou 4 espécie com propriedades farmacológicas benéficas à saúde. Entre estas destacamos a Aloe Vera Barbadensis (Miller), também conhecida como Aloe Vera (Linne), é a mais potente.

A diversidade de doenças pode ser prevenida por diversas substâncias que diminuem a suscetibilidade das células alvo ao agente agressor. A sua ação restauradora e protetora das células caracteriza-se por conter hormônio que acelera o crescimento de novas células e, além disso, elimina células velhas.

Com a presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células.

O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre a eficiência das substâncias contida dentro da folha de Aloe Vera Barbadensis (Miller), sobre os níveis de prevenções de algumas doenças.

2.Desenvolvimento:

O estudo foi realizado através de pesquisas sobre aloe vera e suas propriedades farmacológicas,através das pesquisas foi relatado que o individuo que estiver com algum déficit em vitaminas,a aloe vera consegue repor este déficit.

A vantagen do uso de aloe  vera é que esta planta possui substâncias naturais,que os seres humanos ao ingerir estará livre dos efeitos nocivos, que certas drogas como medicamentos trás a saúde .

A vida saudável e o bom funcionamento em nosso organismo através do uso desta planta,ocorrem, porque dentro de uma folha de aloe vera contem vários tipos de substâncias como vitaminas, minerais, mono e poli sacarídeos, aminoácidos essenciais aminoácidos secundários, enzimas e outras substâncias encontradas, nas quais estas tem efeitos benéficos para a nossa saúde.

Os aminoácidos essenciais tem campos de atuações fundamentais às funções cerebrais, eles também exercem uma ação direta sobre as reações emocionais.

As enzimas que contém na aloe vera tem ação como: Analgésico, antiinflamatório e estimulante do sistema imunológico, evita a acumulação de líquidos no corpo, ajuda a digerir a celulose, e liquidifica as proteínas no seu interior.

As vitaminas tem ação benéficas sobre o nosso organismo, ajudando na visão,nos ossos, tem ação contra anemia, atua no crescimento dos tecidos, participa da produção de células sanguíneas, estimula o sistema imunológico em combate das doenças e infecções.

Os minerais tem alguns campos de atuações no nosso organismo como no crescimento dos dentes e dos ossos, regula os fluidos do sangue e dos músculos,absorve o oxigênio para dentro dos glóbulos sangüíneos e aumenta resistência às infecções, participa da formação do sangue, colabora no controle do nível de açúcar no sangue, do metabolismo da glicose e da circulação.

Quando um indivíduo passa a usar diariamente a aloe vera,o mesmo começa a ficar de bem com a vida porque o Aloe Vera irá ajudar no equilíbrio do sistema digestivo, facilitando a fabricação do hormônio Serotonina tambemchamado o hormônio do bom humor, ajudando também a regularizar o sono.A aloe tem um alto poder de prevenir o câncer porque  a aloe vera possui um composto chamado de lectina ativará o sistema imunológico para atacar o câncer quando injetado diretamente  nos tumores. Além disso, o Aloe promove o crescimento de células normais, quer dizer, não cancerosas.

3.Considerações Finais:

Com base nas pesquisas realizadas pode-se concluir que a aloe tem altos efeitos na prevenção de doenças por constituir substancias com efeitos antiinflamatória, analgésica, coagulante, queratolítica, antibiótica, regeneradora celular, energizante, digestiva, desintoxicante, hidratante da pele, nutritiva, transportadora,antioxidante etc.

As pesquisas feitas resultou em uma descrição de varias propriedades da aloe vera em benefício a saúde.

Bibliografia:

BRANDÃO Aylthon J. Botânica-Introduçao à Taxonomia Vegetal; 13ª Edição–São Paulo Companhia Editora NACIONAl,2002.

OLIVEIRA de Fernando e GOKITHI Akisue: Fundamentos de Farmacobotânica 2ª Edição ;São Paulo:Editora Atheneu.

PEUSER Michael: Os Capilares –Aloe :A Imperatriz das Plantas Medicinais.

LAINETTI Ricardo ;Nei R. Seabra de Brito:A Cura Pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras;Grupo Ediouro;Edirora Tecnoprint.