Alugar quartos em São Paulo: uma missão possível

Ao contrário do que muita gente pensa, encontrar um lugar para morar em São Paulo pode ser uma tarefa não tão complicada assim. Mas, como tudo nessa metrópole, é preciso uma boa dose de paciência. A parte realmente difícil certamente diz respeito à escolha de um bairro para morar. Melhor viver mais perto do trabalho ou do lazer? Em uma cidade do tamanho de São Paulo, essa pergunta é essencial. Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados e mais de 11 milhões de habitantes, ela é de longe a maior cidade brasileira – sozinha, ela é responsável por mais de 12% do PIB do país (não por acaso tantas pessoas se mudam para lá todos os anos).

O congestionado trânsito paulistano é uma das marcas registradas da cidade. Com tantos problemas de mobilidade, a escolha do lugar em que se quer viver ganha ainda mais peso. Muitos dão preferência para locais próximos à rede de metrô. O sistema transporta, todos os dias, mais de três milhões de pessoas. A expansão da rede nos últimos anos provocou aquecimento em mercados imobiliários de muitos bairros. Um desses exemplos é Sacomã, onde uma estação da linha Verde foi inaugurada há poucos meses. Atentar para alternativas de mobilidade é sem dúvida algo a se levar em conta na hora de escolher um lugar para morar em São Paulo.

Mas aqui vai a grande dica desse artigo. Uma alternativa que tem despontado nos últimos anos é a procura por moradias coletivas. Em uma cidade como São Paulo, a ideia de viver coletivamente em uma república deixou de ser, há muito tempo, coisa de estudante. Há milhares de pessoas procurando e oferecendo vagas em apartamentos e casas. A alternativa deve interessar sobretudo para moradores que, sem saber quanto tempo deverão ficar na cidade, não querem se comprometer com contratos de aluguel extensos, que duram em média cerca de dois anos. Flexibilidade de um pensionato mas a tranquilidade e a intimidade de um lar de verdade. E encontrar esse tipo de vaga não é tão difícil quanto parece. Há muitos anúncios desse tipo em locais que anunciam também vagas de emprego, como no centro da cidade. Há também as que são organizadas diretamente na rede, através de sites especializados. De qualquer maneira, essa é seguramente mais uma opção a se considerar. E o interessante é que essas oportunidades existem em praticamente qualquer bairro de São Paulo – basta ficar atento. Do lado do metrô, perto ou longe do trabalho, a escolha é sua. Uma vez decidido, não tenha dúvida: alugar quartos em São Paulo é uma alternativa possível!