Aprecie-se com moderação

Tamanha é a nossa preocupação em obter um corpo perfeito, independentemente da razão pela qual o buscamos, estamos contracenando com um grande aspecto e desejo humano: a beleza.

Convém ser belo dentro de uma sociedade na qual vale mais as aparências do que as convivências, e é respeitando este padrão que as pessoas passam a procurar métodos para melhorar a aparência física a fim de impressionar o espectador. O problema é que a maioria destas pessoas adotam métodos duvidosos, e quase sempre desconhecem termos simples, como emagrecer e perder peso, os quais fazem parte do vocabulário de desenvolvimento de um planejamento físico adequado.

Em si, perder peso significa reduzir qualquer tipo de massa corporal, mesmo que esta esteja associada à perda de substâncias simples, como água e nutrientes, e não significa diretamente emagrecer. Já emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura corporal que consequentemente é acompanhado de perda de peso, pois a gordura também representa uma unidade de massa corporal. A diferenciação destes simples termos facilita a compreensão de um planejamento físico adequado, trazendo a médio prazo resultados satisfatórios.

Em função de suprir tais necessidades físicas o indivíduo muitas das vezes se engana em conseqüência do desprezo de termos tão simples, e acaba por utilizar métodos medicinais que prejudicam o corpo do indivíduo, como a utilização de diuréticos para aumentar a urinação, promovendo a diminuição de água do corpo e consequentemente prejuízos ao organismo do indivíduo. Todavia, estes métodos estão sendo cada vez mais utilizados, e atraem a atenção de leigos que desconhecem os aspectos citados, aumentando os riscos à saúde desta massa de atletas, profissionais e principalmente iniciantes.

Procurar ser visto e analisado não é novidade presente no instinto humano, ao contrário, somos pessoas determinadas a serem vistas e apreciadas, entretanto, faça o seguro para que possa ser apreciado e apreciar-se com saúde. Afinal, mais vale uma vida saudável do que bonitos reflexos em espelhos aparentemente rijos.