A Responsabilidade Social Empresarial apresenta duas dimensões quando considerada a empresa, a interna e a externa.
Considera a dimensão interna, as práticas responsáveis socialmente dizem respeito primeiramente aos trabalhadores e se referem a questões como os investimentos realizados em recursos humanos, a saúde e a segurança do trabalho, e a gestão das mudanças provocadas pelo processo de reestruturação produtiva, e a gestão dos recursos naturais utilizados na produção. Aqui se incluem também todas as ações, políticas e programas dirigidos aos fornecedores, distribuidores e a todos os integrantes da cadeia produtiva.
Quanto à dimensão externa, a responsabilidade social das empresas se estende muito além do perímetro das empresas, inclui as comunidades locais e amplo leque de interlocutores: consumidores, autoridades públicas e ONG’s que defendem os interesses das comunidades locais e o meio ambiente. Incluem ações políticas e programas dirigidos a qualquer grupo ou problema que não se encontre relacionado diretamente com a empresa através de uma relação contratual ou econômica. Aqui devem ser incluídas iniciativas de apoio a comunidade, doações, participações em fóruns ambientais, etc.
A responsabilidade social das empresas ultrapassa também as fronteiras nacionais, pois não só consomem recursos do mundo inteiro, como seus produtos atingem as mais diferentes localidades do globo.
Tanto a responsabilidade social externa como interna tem a mesma importância, devendo se apresentar sempre interconectadas. O desenvolvimento de um programa de SER deve ser respaldado por um amplo apoio de toda organização às iniciativas ambientais desta. O envolvimento do quadro de funcionários num programa de SER externa demonstra compromisso social e fortalece o vínculo do empregado com a organização, pois o processo intensifica uma maior identificação do indivíduo com a empresa, não a vendo somente como empregadora, mas também como um agente social ativo que contribui para a sociedade a qual faz parte.