As praias do Rio de Janeiro: De Copacabana à Praia Vermelha

As praias do Rio de Janeiro vão seduzir você à primeira vista com sua paisagem de palmeiras ondulantes, que se estendem pela areia branca, e os passeios aonde ferve a vida carioca. Depois, com uma caipirinha ou uma água de coco nas mãos, será impossível que você não se apaixone profundamente pelo encanto exótico destes cantos.

Copacabana e Ipanema: Onde nasceu o mito

Nos anos ’50 Copacabana se transformou no destino de férias preferido da elite do mundo todo. Estas ruas se transformaram em um caldeirão de tendências artísticas que deram vida à bossa nova e atraíram personalidades como Alberto Sordi e Brigitte Bardot. Será muito fácil compreender o porquê quando você estiver frente aos seus quatro quilômetros de areia e a seu emblemático calçadão de mosaicos ondulados, desenhado por Roberto Burle Marx.

Além disso, na Avenida Atlântica você encontrará hotéis que entesouram o estigma de tempos passados, restaurantes elegantes e mercados que vendem desde produtos artesanais a suco de frutas exóticas. À noite, as baladas como a Help reafirmam que esta é uma das zonas mais animadas de todo o Brasil.

A praia de Ipanema, considerada por muitos como a melhor do Rio, presenteia outra dose do encanto carioca. Aqui o jet set internacional se mistura com os surfistas que esperam pelas ondas perfeitas, os vendedores ambulantes e os jovens que jogam despreocupadamente futebol ou vôlei de praia.

Em busca de relax

O Rio de Janeiro entesoura outras praias com ares íntimos que serão perfeitas para tomar sol relaxadamente ou empreender longos passeios à beira mar. A praia do Leblon, com o Morro Dois Irmãos como telão de fundo, é ideal para realizar uma caminhada ou apreciar um pôr do sol. Entretanto, a praia Vermelha é a preferida dos que desejam escapar da agitação urbana. Com vista ao emblemático Pão de Açúcar, é um pequeno oásis verde banhado por águas turquesas.

Muitos dos hotéis no Rio de Janeiro estão próximos a estas praias, e por isso se transformam na opção ideal se você está planejando férias relaxantes. Mas, devido à sua posição estratégica, costumam ter grande afluência de turistas, e por isso é melhor reservar com antecipação.