Muito se diz sobre a atual forma de disputa do Campeonato Brasileiro.
Alguns são a favor, outros, como eu, contra.
Não gosto de ponto corridos, apesar de muitos dizerem que esta é a forma mais justa de um time ser campeão, particularmente não acredito nisso.
E só ver o ano passado, quando o Flamengo foi campeão, ou você acha que o Flamengo era o melhor time do país na época?
Com certeza não era.
Internacional e São Paulo eram infinitamente melhores que o Flamengo, no entanto, os mesmos foram prejudicados nas últimas rodadas do campeonato, pelos seus rivais.
Neste ano tudo leva a crer que veremos o mesmo filme.
As rodadas finais, que deveriam guardar os melhores momentos do campeonato, parecem um jogo de cartas marcadas.
É muito difícil realizar um campeonato de pontos corridos no Brasil, principalmente, quando, alguns estados têm até seis times jogando na divisão principal.
Só o estado de São Paulo tem Guarani, Santos, São Paulo, Palmeiras, Grêmio Prudente e Corinthians e o do Rio tem quatro, Fluminense, Vasco, Botafogo e Flamengo, em um campeonato com vinte clubes, esses dois estados possuem nada menos que cinqüenta por cento dos times.
Além de serem rivais por estarem no mesmo estado e disputarem o campeonato regional, realizado no inicio do ano, há, também a rivalidade regional, criada no extinto torneio Rio-São Paulo.
Na Europa onde este sistema de campeonato há anos é utilizado é bem diferente, lá há equipes rivais, mas a quantidade de times rivais, da mesma cidade ou região é bem menor.
Temos que observar também, que temos um péssimo calendário e que na a maioria das vezes um time começa o campeonato com uma equipe e termina com outra, pois no meio do campeonato perdeu a maioria de seus principais jogadores.
Mas o que mais prejudica esta fórmula é o equilíbrio dos times participantes, enquanto nos campeonatos europeus dois ou três times têm reais chances de se sagrarem campeões no final da temporada, aqui, a maioria tem condições de se sagrarem campeões, excetuando dois ou três times.
Sem contar, que, com o mata mata o campeonato fica muito mais emocionante.
Quantas finais de campeonato guardamos em nossa memória?
Quantos foram os jogos inesquecíveis que marcaram as finais do Campeonato Brasileiro, que causaram polêmicas e até hoje estão vivos em nossa memória causando polêmica?
Agora, uma pergunta, me responda sem pensar, qual jogo, dede que começou os pontos corridos no campeonato brasileiro você jamais esquecerá?