Candidatos podem usar a carta de apresentação como uma ferramenta de marketing pessoal

A concorrência na disputa por uma vaga de emprego cresce a cada dia e as empresas recebem tantos currículos que separam apenas alguns para serem analisados. Os candidatos que querem se destacar podem usar como ferramenta de marketing a carta de apresentação, que pode ser enviada junto com o currículo. Segundo Gledson Rossetti, coordenador de marketing da empresa de recursos humanos Global Network, a carta de apresentação tem tido papel determinante nos processos seletivos. “É o primeiro contato que a empresa tem com o candidato, por isso é importante que ela seja bem elaborada e retrate seu o perfil pessoal e profissional”, ressalta.

Uma boa carta deve ser redigida com o máximo de atenção, para evitar erros gramaticais e vocabulário incorreto e deve ressaltar as qualidades e experiências que poderão contribuir com a empresa. “A carta não deve ultrapassar uma página, a cor da fonte deve ser preta e o papel A4 branco. No final deve ter a assinatura do candidato e deve conter o nome e cargo da pessoa ou nome do departamento para o qual ela será enviada”, recomenda Rossetti.

O conteúdo pode ser dividido em basicamente quatro parágrafos. “No primeiro deve ser feita a sua apresentação e também deve ter o motivo pelo qual você está enviando seu currículo. O segundo parágrafo deve ter a justificativa da escolha desta empresa em específico. Mostrar que conhece a empresa e a área de atuação é um ponto positivo”, esclarece. O terceiro pode ser usado para mostrar suas qualidades e objetivos e o último é a finalização, na qual pode ser pedida uma entrevista para você se apresentar melhor.

O coordenador destaca algumas dicas para não errar na hora de escrever a carta. “Ela tem que ser original e pessoal, por isso deve-se evitar frases feitas, modelos prontos, palavras difíceis e que não fazem parte do cotidiano do candidato e abreviações”, afirma. Outro ponto importante é a veracidade das informações, mentir é um ato eliminatório de qualquer processo seletivo.

http://www.gnetwork.com.br

eberson@gmetwork.com.br

41 3205-7545 / 41 3205-8575