Colesterol: Mitos e Verdades Sobre as Alterações Promovidas por Ele

Colesterol: Mitos e Verdades Sobre as Alterações Promovidas por Ele

*MUNIZ, Cícera de Lima.

Resumo:

O colesterol é um componente fundamental em nosso corpo, com seus níveis altos ou baixos influência bastante nossa vida.

Palavras – chave: Colesterol, HDL, LDL.

______________________________

*Acadêmica do 3º Semestre de Farmácia, da Faculdade de Quatro Marcos – FQM

1. Introdução:

A grande maioria da população acha que o colesterol é algo ruim e que pode ocorrer apenas em pessoas obesas, mais isso não passa de uma grande inverdade. Pois na verdade o colesterol é algo muito útil para a saúde de nosso organismo, ele é esteróide que serve com base para síntese de hormônios esteróides e sexuais importantíssimos para nosso corpo e é também um componente fundamental para das membranas plasmática de nossas células.

2. Desenvolvimento

O colesterol um tipo de gordura (lipídio) da família de esteróides, ele é sintetizado no organismo pelo fígado. Encontrado nas carnes de animais e seus derivados, ele é de suma importância em muitas das funções corporais complexas realizadas pelo nosso corpo. Pois o colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares porque regula a fluidez da membrana plamática da célula. Em pesquisas recentes indicam que o colesterol pode atuar como um antioxidante.

O colesterol  ajuda também na fabricação da bílis armazenada na vesícula biliar,  que digeri gorduras e  é grande importância   no  o metabolismo das vitaminas lipossolúveis, incluindo as vitaminas A, D, E e K,e ele é também o precursor para a síntese de vitamina D.

Ele é o  principal produtor de  vários hormônios esteróidesos hormônios sexuais progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e seus derivados.

A maior parte do colesterol é produzida pelo nosso corpo cerca de 70% e o resto é adquirido pela nossa alimentação. Ele é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório que quanto maior for à ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado.  Em pessoas que possuem alterações genéticas no metabolismo do colesterol o se excesso dele no sangue é resultado dos maus hábitos alimentares que adquirimos desde nossa infância até o logo de nossa vida adulta que nos levam a grande ingestão de colesterol e gorduras saturadas geralmente de origem animal. O colesterol é econtrado abundantemente  nos tecidos que mais  sintetizam protudos ou  nos que têm membranas densamente agrupadas em grande número,como acontecen no fígado, medula espinhal, cérebro e nas artérias.

Tendo ele  tem um papel fundamental em muitos processos bioquímicos que  acontece dentro de nosso organismo, mas ele é mais conhecido pelas pessoas pela associação existente entre doenças cardiovasculares  causada pelos altos níveis de colesterol no sangue.

Sendo o colesterol  não soluvel em água , consequentemente ele é insolúvel no sangue.Para ser transportado pela  corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis.Existe  inumeros tipos de lipoproteínas que são classificadas de acordo com a sua densidade.Entre estas, estão as Low-Density Lipoproteins ou LDL, transportam o colesterol do sítio de síntese até as células de vários outros tecidos do corpo.

Outra classe de lipoproteínas são as High Density Lipoproteins ou HDL são elas que transportam o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese dos sais biliares.

Grande parte do colesterol está ligada com as lipoproteínas de baixa densidade o LDL e o restante esta ligado a proteínas de alta densidade o HDL. O colesterol ligado à LDL é ele que se deposita nas paredes das artérias, quando se apresenta em excesso no organismo.  Por isso é ele denominado colesterol prejudicial à saúde. Por outro lado, o HDL pode ser considerado como o ótimo colesterol por não ser prejudicial, pois ele retira o LDL colesterol da parede das artérias e o transporta para ser metabolizado no fígado.

É como se ele fizesse a limpeza das às artérias por dentro desempenhando assim papel de proteção contra as cardiopatias causadas pelo mau colesterol LDL.

O problema que o colesterol trás no organismo é por causado pelas altas taxas de LDL, a proteína que ajuda a transportar ele no nosso organismo. E quando esta proteína não transportar levar todo o colesterol, LDL deixa resíduos, que com o tempo formam placas de gorduras nos vasos das artérias que são prejudiciais ao organismo. Apenas o HDL, uma lipoproteína importante para nosso organismo é o que consegue remover o excesso de colesterol no sangue, evitando o entupimento das artérias. Para que aconteça o equilíbrio do colesterol o ideal é que os números de LDL estejam baixos e os de HDL altos.

Estes parâmetros são medidos de acordo com os valores máximos e mínimos do sangue, o estilo de vida que a pessoa leva sendo ela sedentária ou não e seu peso. Para que os níveis de colesterol estejam normais em nosso organismo eles tem que estar nos níveis abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de         35 mg %.Em mulheres o valor do HDL   para se considerar em um valor normal  tem estar de 30 a 90 mg % e para os homens de 30 a 70 mg % no sangue.”Para o valor estar normal LDL no organismo o valor tem que ser de 50 a 190 mg % no sangue esse valor vale pelo homem e pela mulher “ assim afirma Guilherme Franco.

Atualmente o colesterol alto preocupa bastante as pessoas, pois ele trás sérios riscos prejudiciais a saúde.

Vários fatores influenciam o colesterol alto como a má alimentação, fatores hereditários, obesidade, falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tiróide. Mas dentre todos esses fatores que acondicionam o colesterol alto os principais motivos são o sedentarismo e a má alimentação das pessoas.

Porque hoje em dia as pessoas com a correria do dia a dia muita das vezes por falta de tempo não se alimentam direito por isso elas procuram comidas rápidas ricas em gorduras o que é extremamente errado. Com esse tipo de alimentação errada elas elevam o seu nível de colesterol em seu organismo. Mas, além disso, também as pessoas não procuram também fazer atividades físicas que é o ideal para uma vida saudável e acabam levando uma vida sedentária o que é muito prejudicial à saúde delas.

Por isso é muito importante para se ter uma vida saudável ter bons hábitos alimentares tendo uma dieta bem equilibrada e prática de exercícios físicos. Tendo esses hábitos certamente os níveis de colesterol se matem em um nível normal.

3. Considerações Finais:

O presente trabalho teve como principal objetivo informar tudo a respeito do colesterol e frisar de que é importante se levar uma vida saudável com bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos.

Bibliografia:

DAVIES, Andrew, Asa G., H.Blakeley e Cecil Kidd. Fisiologia humana. Porto Alegre – RS: Artmed, 2002.

FRANCO, Guilherme. Tabela química dos alimentos. 9º Ed. São Paulo – SP, Ed. Atheneu, 2003.

GUYTON, Arthur C. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro – RJ, Ed. Guanabara /Koogan, 1998.

HALL, John E.e Arthur C.Guyton. Guyton e Hall – Fisiologia humana e mecanismos das doenças. Rio de Janeiro – RJ, Ed.Koogan S.A, 1998.

VIOLO Márcia Regina. Nutrição: da gestão a adolescência. Rio de Janeiro – RJ, 2003.

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 2º Ed.1948.