Uma rede de comunicação também pode agregar valores à instituição de ensino. Um wiki bem desenvolvido, por exemplo, pode ser usado como ferramenta de pesquisa para alunos futuros, formando uma enciclopédia particular. Uma rede social bem focada e administrada poderia prover um elo entre o aluno e a escola quando o mesmo não estiver nela.Os números de visitantes do Google aumentou no mês passado em 8,4%, em termos anualizados até ultrapassar o 1 bilhão, enquanto as páginas da Microsoft alcançaram 905 milhões de visitas únicas o que supôs um aumento de 15% durante os últimos 12 meses.
As Redes Sociais tem a característica de serem de livre acesso ao público, sem cobranças por participação. Neste ambiente virtual, das redes sociais, os membros tem espaços para interagirem, trocando informações e experiências.
O Facebook foi a terceira entidade com mais visitantes em maio, 714 milhões, 30% mais que no mesmo mês de 2010, na frente da Yahoo!, que viu seus usuários únicos aumentarem 10,8% até situar-se em 689 milhões.
A ação inicia no estudo destas Redes sociais, nos seus mecanismos de interação, na verificação do número de participantes e na imagem da marca nestas Redes Sociais. Após esta primeira etapa são desenvolvidas ações,de relacionamento da marca, com o público, nestas Redes Sociais. Os benefícios da PARTICIPAÇÃO ATIVA de uma marca nas Redes Sociais são vários, considerando como principais: expor a marca em um ambiente digital com grande audiência, relacionar-se com seu público, entender hábitos e atitudes dos seus consumidores, antecipar tendências de mercado e gerar aumento das vendas.