Os rastreadores veiculares, que proporcionam maior segurança e tranquilidade aos motoristas, estão conquistando proprietários e se tornando um acessório fundamental. Seja em motos, carros ou caminhões, esses aparelhos ajudam a controlar a frota e coibir a criminalidade. Antes de adquirir um rastreador veicular, no entanto, é preciso saber que existem dois tipos.
O rastreador via satélite cruza dados do sistema GPS (que capta informações enviadas por diversos satélites na órbita da Terra, emitindo as coordenadas do aparelho) com a tecnologia GSM (dos aparelhos de telefonia celular) para definir qual a posição do veículo. Normalmente, a cobertura desses aparelhos se resume às áreas cobertas pelas empresas de telefonia celular.
O rastreador via radiofreqüência opera de maneira um pouco distinta, já que opera por meio da triangulação de sinais capitados por redes de antenas, possibilitando a localização em lugares fechados e cobertos. Sua cobertura é especialmente relevante nos grandes centros do país.
Entre as principais vantagens de se adquirir um rastreador veicular está o monitoramento, gerenciamento e localização em tempo real. Além de facilitar o controle de horários, itinerários, rotas e quilometragem.