Para um internet marketer conseguir controlar as suas campanhas de marketing de artigos ele tem que saber quais os indicadores que é importante medir e controlar.
Devemos centrar a nossa atenção nos backlinks construídos?
Devemos centrar a nossa atenção no tráfego gerado?
Ou ainda o nº de visualizações dos artigos?
Bem, na minha opinião é importante levar em consideração múltiplos indicadores.
Isto porque cada um dos indicadores nos fornece determinado tipo de informação.
De entre todos os indicadores, deve dar especial atenção aos seguintes
Nº de visitantes provenientes dos artigos
- Número de backlinks para o seu site
Rankeamento de seu site nos motores de busca para as palavras-chave alvo
- Page Rank do seu site
Um bom método para acompanhar os resultados do seu marketing de artigos é medir estes indicadores uma vez por mês.
Escolha um dia do mês para essa tarefa e marque-o no seu calendário.
Uma boa solução é usar o Google Analytics para fazer essas medições.
Primeiro porque é uma solução gratuita (por enquanto).
O segundo motivo é porque o Google Analytics permite medir múltiplos indicadores que precisamos de controlar.
Como o passar do tempo e com o aumento do nº de artigos publicados nos vários diretórios irá ver que
- O nº de visitas irá aumentar
- O nº de backlinks irá aumentar
(para quantificar quantos backlinks foram criados vá ao Google e faça uma pesquisa com a expressão "backlinkwatch")
- O seu site irá subir gradualmente nos resultados do Google para as palavras-chave alvo.
Todos estes indicadores irão aumentando à medida que for publicando mais e mais artigos. Os resultados não aparecem de um dia para o outro.
Note que sem trabalho não há resultados, e por isso há que publicar artigos continuadamente.
Publique mensalmente um número significativo de novos artigos.
Um exemplo - Registe-se em pelo menos 20 diretórios à sua escolha.
Publique 1 artigo em cada diretório mensalmente e irá ter 20 novos artigos por mês a gerar trafego e backlinks para seu website.
Com este método irá obter resultados mensuráveis e melhorias significativas no trafego e nos rendimentos de seu sítio na Internet.