Toda técnica deve ser fundamentada em uma sólida teoria, caso contrário o que se faz é empírico.
A relevância de compreender os termos no novo modelo de educação
Por mais que tenhamos ideia do que são os termos utilizados nesse novo modelo de educação, estudá-los e compreendê-los é de fundamental importância.
Ter a compreensão de que, embora em um ciberespaço, estamos lidando com seres humanos dotados de emoção, inteligência e “idealizações”. Ter noção do perfil de cada pessoa que poderá ser nosso aluno e também da possibilidade de idealizar e divulgar um perfil distinto no ambiente virtual, já que a identidade social está “preservada”.
Outra questão fundamental é conciliar os canais de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico) com o ambiente virtual. A resposta pode estar em um estudo mais aprofundado das plataformas hoje existentes.
A complexidade da interdisciplinaridade na EAD
Interdisciplinaridade não é algo tão simples. É o modelo ideal de trabalho nos vários segmentos profissionais, mas em EAD apresenta maior dificuldade. O conteúdo fragmentado vai contra a ideia de interdisciplinaridade.
No entanto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se unem à EAD para auxiliar nesse contexto, aceitando e integrando novas situações que podem ser transmitidas aos alunos de forma moderna.
Projetos concisos, práticos, claros e não fragmentados, com qualidade e respeito ao tempo de cada um, são resultados do estudo dos fundamentos da EAD.
Analisar, avaliar e gerir projetos só será possível com o domínio dos conceitos fundamentais da EAD devidamente internalizados.