Como o Estudo dos Fundamentos da EAD Poderá Subsidiar suas Práticas nos Projetos de Cursos a Distância

Toda técnica deve ser fundamentada em uma sólida teoria, caso contrário o que se faz é empírico.

Por mais que tenhamos idéia do que são os termos utilizados nesse novo modelo de educação, estudá-los e compreendê-los é de fundamental importância.

Ter a compreensão de que embora em um ciberespaço estamos lidando com seres humanos que são dotados de emoção, inteligência e “idealizações”. Ter noção do perfil de cada pessoa que poderá ser nosso aluno e  também ter noção de que quando desenha-se um perfil em um canal virtual, pode-se fantaziar e divulgar um perfil idealizado já que a minha identidade social está “preservada”. Outra situação que se remete ao estudo de fundamento e que vai de encontro com o conceito de EAD é de que como conciliar os canais de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico) com o ambiente virtual. E a resposta pode estar em um estudo mais aprofundado das plataformas hoje existentes.

Interdisciplinaridade não é algo tão simples, hoje é o modelo ideal de trabalho nos vários segmentos profissionais. Entendo que falar de interdisciplinaridade nos segmentos da EAD seja mais difícil ainda, já que o conteudo a ser trabalhado e melhor apreendido pelo corpo discente é fragmentado, indo totalmente contrário à idéia de interdisciplinaridade, porém mais uma vez ressaltando a importância dos estudos dos fundamentos observamos que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) se une à EAD para nos auxiliar neste contexto proporcionando aceitar trabalhar e a integrar novas situações para que possamos repassá-las também aos alunos em uma forma moderna de transmitir e internalizar conceitos.

Projetos concisos, práticos, claros, não fragmentados com qualidade e respeito ao tempo de cada um, é o que o estudo dos fundamentos da EAD irão trazer para a prática cotidiana. Analisar, avaliar e gerir projetos, também só será possível se o domínio de conceitos fundamentais da EAD estiver internalizados.