Como usar o Orkut?

No início do ano de 2004, uma rede social de relacionamentos online foi criada e tornou-se febre entre os usuários da Internet: o Orkut. Hoje em dia ele faz parte da vida de milhões de brasileiros e tornou-se uma forma de reencontrar antigos amigos e estabelecer novos contatos.

Mesmo sendo uma ferramenta de uso cotidiano para a maioria das pessoas, é grande o número de usuários que encontram dificuldade com as ferramentas e novidades que aparecem todos os dias no Orkut. Este tutorial irá explicar passo a passo, para os novatos, como aprender a usá-lo. Aos experientes, complementaremos o seu conhecimento.

Conhecendo um pouco sobre o Orkut e sua história

De onde vem o nome “Orkut”? Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten (nome complicado, não?), engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Na Índia é o segundo mais visitado.

A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais

Atualmente, a demografia do Orkut é assim: 48% dos usuários são brasileiros, 39.2% são indianos, 2.2% são estadunidenses, 2.1% japoneses, e 5.3% são usuários de outras nacionalidades.

Visão Geral

Ao acessar seu perfil, a página principal exibe seus amigos, comunidades, lembretes, a atualização dos perfis de seus contatos, quem está fazendo aniversário ou fará nos próximos dias, quem acessou seu perfil nos últimos dias, além de opções de configurações, fotos, vídeos, recados e Apps.