Concurso da Receita Federal – Parte 02

Em meu último artigo eu disse que muitas das questões elaboradas pela ESAF – Escola de Administração Fazendária – para as provas do concurso da Receita Federal podem ser respondidas simplesmente conhecendo-se a legislação seca, ou seja, sem nenhum comentário da doutrina. Eu disse também que o uso de legislação gravada em áudio (Recomendo http://www.audioafrfb.com.br/ ) é uma ótima opção para a fixação do conteúdo das normas cobradas no concurso. Hoje eu vou dar algumas dicas de como utilizar esse material em áudio de maneira mais proveitosa.

1 – Leia e (se possível) estude antes a legislação que se pretende ouvir:

O aproveitamento na utilização do material em áudio melhora imensamente quando já se possui algum conhecimento prévio do que está sendo narrado. A legislação em áudio serve como material de apoio ao estudo e tem a função de relembrar e fixar o que já foi lido ou estudado e, desta forma, não recomenda- se que o primeiro contato com o conteúdo seja feito por meio de áudio.

2 – Separe previamente por tópicos o material em áudio a ser ouvido:

Não ouça as leis mais longas integralmente e de maneira seqüencial, isto é, se a pretensão é de se estudar, por exemplo, “Direitos e Garantias Fundamentais” previstos na Constituição Federal, separe os artigos 5º ao 11 da referida norma, e ouça-os repetidas vezes. Ler, de uma só vez, 40 ou 50 artigos que abrangem diversos assuntos tratados numa mesma norma, pode dificultar a fixação do conteúdo e é recomendado apenas para quem se encontra em estágio avançado de estudo.


3 – Ouça o material com atenção:


Para que se possa usufruir dos benefícios do estudo em áudio é necessário que o ouvinte esteja minimamente concentrado no que ouve. Tarefas simples como a locomoção por meio de ônibus ou metrô, lavar louças, cozinhar, etc, podem ser desempenhadas sem perda de aproveitamento ou concentração, no entanto as tarefas mais complexas, que exigem atenção do ouvinte como ler, realizar cálculos matemáticos, conversar, etc, comprometem os resultados adquiridos com o estudo em áudio.

Por enquanto é só. Fica aqui a minha dica.