Contas a Pagar: Pensando no Orçamento para o Próximo Ano

No começo do ano há muitas contas a pagar, despesas com material escolar, livros, impostos entre outras despesas que eventualmente costumam ir tirando dinheiro do seu bolso desde o primeiro mês de cada ano.

As despesas anuais muitas vezes superam todo o rendimento durante os meses que sucedem, o que, invariavelmente leva a pessoa, ou uma família inteira e seu orçamento a uma “concordata” pessoal, sendo necessário recorrer a empréstimos, financiamentos em excesso e também na postergação de dívidas pré-existentes como no caso da impossibilidade de pagamento da fatura completa do cartão de crédito.

Assim, é preciso pensar numa forma de organizar o orçamento para que as contas a pagar e as despesas não o levem a uma situação insustentável ao longo do ano que virá.

A melhor maneira de se prevenir de uma possível falência pessoal é a ter a atitude de registrar e planejar como e para onde o seu dinheiro deverá ir durante o período em que está disposto a registrar e controlar suas finanças pessoais.

E por onde deve-se começar o planejamento?

Primeiramente é preciso escolher a forma de registrar todas as contas a pagar, salários, rendimentos e despesas da família. Algumas opções são programas de computadores que têm essa finalidade, planilhas eletrônicas ou mesmo o software do Organizze, que conta com uma versão gratuita.

Depois de escolhida a maneira de registrar, deve-se criar uma rotina para que você consiga registrar periodicamente os valores gastos e os recebidos. O mais importante nesse momento é não ficar muito tempo sem registrar os valores pois perde-se o controle muito facilmente, principalmente do que é pago apenas com dinheiro. Assim, fica mais fácil usar cartão de débito pois tudo já fica organizado no extrato da sua conta bancária.

Portanto, se você está pensando em ter um ano mais tranquilo financeiramente, chegou a hora de pensar em anotar todas as suas transações financeiras e ficar atento para saber onde o seu dinheiro está indo. Só assim você poderá perceber onde estão os pontos fracos no seu orçamento e, enfim, poderá ter uma melhor saúde financeira.

Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br