A definição da identidade brasileira é uma problemática perplexa e desafiadora, em diversos campos da sociedade, todavia, principalmente, no que concerne a área do design.
A ânsia pela caracterização de uma identidade “própria’’, em desenvolver um design tipicamente brasileiro, em renegar a cópia ou a reprodução de algo já desenvolvido por outras nações, gera embate para produção de uma identificação perante o mundo.
O design brasileiro: pragmatismo e estagnação
O design brasileiro é considerado pragmático devido à opressão dos valores nacionais e a aceitação dos valores das metrópoles, munido do receio em deixar o designer brasileiro criar sua imagem, pois idealiza mais seguro perpetuar algo pré concebido e aceito mundialmente.
Isto tudo gera estagnação da criação de uma imagem do design brasileiro para o mundo.
A complexidade de criar um design tipicamente brasileiro
No Brasil, o design não alcançou louvor próprio, por conseguinte fazer um projeto tipicamente brasileiro é bem complexo devido à representação do nosso país se estabilizar e não se dinamizar, o que tornou-se uma cultura clichê, o que de fato é um ledo engano.
A dificuldade maior na produção da identidade nacional, principalmente no design, é que o Brasil remete ao mundo sempre os mesmos estereótipos (futebol, carnaval, samba), não que sejam vilões, porém transformam em inexorável a comparação do Brasil a eles, com isso coibindo a divulgação da nossa cultura como um todo.
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