Dicas para escrever um blog de sucesso

Quer escrever um blog e não sabe por onde começar? Primeiro escolha entre os diversos temas que você prefere: viagens, saúde, tecnologia e etc. É preciso gostar do tema para manter o blog atualizado. Pense em como será o blog, quais os tipos de informações que terá, qual será o seu perfil e para quem será direcionado.

Depois, é preciso aprender qual é o tipo de linguagem usada em blogs. A forma mais fácil de entender como é essa comunicação, entre o blogueiro e o leitor, é visitar outros blogs para avaliar e escolher como será essa relação no seu blog. Além disso, é preciso ter claro quando postar e o tipo de texto que será colocado no blog.

É fundamental que as postagens sejam constantes, o ideal é colocar um texto por dia ou um a cada dois ou três dias. Se demorar mais que isso para postar, pode ser que o leitor perca o interesse e procure outros blogs para se informar. Se for possível, faça um plano de postagens e siga uma mesma linha sempre, para que o blog não perca o seu objetivo e tema principal.

Uma boa alterntiva para estar sempre em dia com as novidades, é reunir-se com outras pessoas que tenham blogs parecidos para trocarem experiências. Como sabemos que o dia a dia é corrido, o melhor é uma reunião online mesmo. Faça o download de um aplicativo que te deixe enviar arquivos online e fazer vídeo chamadas, assim a reunião tem o mesmo resultado que teria se os participantes estivessem em um mesmo ambiente físico.

Essa é uma boa maneira também de se reunir com uma ou mais pessoas que fazem parte do mesmo blog. Isso pode facilitar na hora de decidir os temas, o conteúdo e, até mesmo, dividir as tarefas do blog. Não importa se o seu amigo está na mesma cidade ou do outro lado do mundo, com a internet sem fio, a qualidade da chamada é a mesma.