Dicas para planejar o seu Jardim

flora-patrocinio1.jpg

Quem nunca quis ter um belo jardim cheio de flores em casa? Mas para esse desejo se realizar é preciso, primeiramente, planejar o seu jardim. A Flora Patrocínio preparou algumas dicas que podem lhe ajudar nesta tarefa.

Planejamento

Em todo planejamento de arquitetura ou paisagismo, é importante criar uma harmoniaentre a casa e o projeto. Por isso, avalie bem a área que receberá o seu jardim. Faça um estudo detalhado da planta do terreno e liste todas as necessidades e desejos de sua família.

O planejamento ajudará a conhecer melhor o espaço disponível para criar esse oásis dentro da sua casa. Localize os melhores pontos e as suas relações com o sol ou vento, para que haja uma integração entre a casa e seu jardim.

Antes de plantar e escolher os arranjos de flores, desenhe um mapa de como será o seu jardim

flora-patrocinio-flores.jpg

No exemplo, os números representaram as flores e outras plantas que irão compor o jardim. O mapa do jardim precisa ser uma escala reduzida do original, por isso, fotografe bastante seu espaço. Meça o local com uma trena. A maioria dos paisagistas usa a escala: 5 cm do mapa correspondem a 50 cm no original.

Acompanhe outro projeto de jardim:

flora-patrocinio-jardim.jpg

Se inspire em outros jardins, dos vizinhos, de celebridades, entre outros. No site da revista
Casa e Jardim tem uma galeria de imagens dos mais bonitos jardins.

 

Outras dicas

  • Vá até uma floricultura conceituada e escolha os melhores arranjos de floresplantas que Irão compor o seu jardim. Lembre-se sempre do espaço que você tem disponível.
  • Fique atento ao clima da sua casa. Caso o sol e a luminosidade sejam intensos, prefira árvores e plantas com folhas que filtrem a luz solar, amenizando a temperatura. Se onde você mora for mais frio, prefira plantas que percam a folhagem no inverno, evitando qualquer obstáculo para a entrada do sol.
  • A área social deve ficar em um local ventilado e com uma sombra confortável, proporcionando um local agradável para o convívio. No seu projeto do jardim, você deve estipular o que terá na área de lazer, como piscina, churrasqueira, áreas para descanso ou refeição, etc.
  • A escolha dos elementos arquitetônicos e paisagistas que irão compor seu jardim deve ser criteriosa. Já que isso implicará em custos com manutenção. Lembre-se: o projeto só está fechado, quando já está tudo pronto.