Entenda mais a respeito da história do termo mensagens

Nos dias atuais, com os avanços dos tipos de comunicação, usa-se sempre mais mensagens, como forma de expressão de sentimentos. No entanto o costume de adoção de um código pra se comunicar é milenar e se apropria a própria urgência de comunicação da humanidade; nas mitologias diferentes, a todo momento haviam explicações e conotações benéficas às mensagens, basta relembrar o deus Hermes da da história mitológica dos gregos, o qual tem seu valor arquetípico relacionado ao mensageiro direto do próprio deus dominante Zeus, bem como a deusa Iris que transmite mensagens aos mortais.

Além disso, na mitologia hebraico-cristã, utiliza-se a figura do anjo Gabriel para a comunicação mais direta e proveitosa do Senhor com os mortais, como para Alah e Maria, mãe de Cristo. Para o esclarecimento da origem do termo mensagem, seu conceito, como também a difusão dessas para a demonstração de emoções ligados a paixão e bem-querer.

O nascimento do termo mensagem refere ao grego usado no novo testamento, tendo influencia de léxicos hebraico-mesopotâmicos, sendo a palavra “angelion”, entrando deste modo no mesmo campo léxico de anjo (mensageiros divinos), e mais: faz parte da composição do vocábulo evangelho, a qual são mensagens bíblicas com a semântica dirigida a espiritualidade através da palavra dita ou escrita.

Atualmente o valor de mensagem relaciona-se a comunicação, subentendida ou clara, verbal, não-verbal ou mista, e transmite os valores da sociedade atual. Com isto, desde os tempos distantes, como a pré-história, as mensagens são registradas a tipos de comunicação, com a utilização da tecnologia dos tempos, isso é, desde sinais realizados com fumaças, e, posteriormente, das cartas (e da incrível chegada do correio, semelhante ao usado na Roma clássica), transformando pra suas características sintéticas e visuais, com os postais, que possuíram origemna urgência de comunicação de combatentes com suas famílias pra garantir que continuavam vivos, e transmitiram-se a prática popular, com alta divulgação e valor sentimental.

O telefone e a internet nos proporcionam hoje ainda mais acessibilidades de transmitir sentimentos afetuosos a outrem, como expressões de amor, mensagens de agradecimento e várias outras expressões bondosas. Transformando-se num meio de se dizer como gosta de uma pessoa, a premência de comunicação a todo momento existiu, atravessando por variadas histórias, porém constantemente transmitindo bons significados, demonstrados pelas suas origens léxicas e ligações mitológicas a respeito do significado, até hoje em dia, tão conhecido, demonstrando ser um jeito de demonstrar como se gosta de alguma pessoa. No próximo artigo, iremos abordar sobre o significado do termo download.