Entrevista por telefone enfoca perfil técnico

Entrevista por telefone enfoca perfil técnico

 

Objetividade é característica mais recomendada por consultores na hora de responder as perguntas feitas pelos recrutadores.

Por Rômulo Martins

Fonte:Empregos.com.br

 

Entrevista por telefone enfoca perfil técnicoVocê já
foi convidado a falar sobre suas experiências e expectativas profissionais via
telefone? Se não, prepare-se. Qualquer profissional que busque
emprego pode receber
ligações do recrutador. Consultores explicam que a entrevista por telefone é
feita para averiguar o perfil técnico do candidato. Portanto, qualquer
contradição entre o que foi escrito no currículo e o que é falado ao telefone
mina a continuidade do profissional no processo de seleção.

“O principal objetivo da entrevista por telefone é fazer uma triagem inicial
para verificar se o candidato atende ao perfil básico da oportunidade em
questão. Averigua-se formação, domínio de idioma, experiência requerida,
pretensão salarial”, afirma Tais Targa, especialista em Entrevista do
Empregos.com.br
e manager partner da TTarga Career Consulting.

 

Objetividade e interesse pela vaga de emprego

Ao receber o telefonema do recrutador a recomendação é certificar-se da
privacidade para conversar. Dada a impossibilidade sugira um horário e telefone.
“Deve-se inclusive evitar prolongar o assunto caso esteja no trânsito, trabalho
ou em locais públicos. O ambiente barulhento tira a atenção do entrevistado e
interfere na avaliação do recrutador”, diz Tais.

Outra orientação é responder as perguntas com tranquilidade. “Objetividade é
fundamental”, destaca Margot Nick, manager da Kienbaum Brasil, consultoria de
recursos humanos. Ela avisa que é preciso ser honesto acima de tudo. “Mesmo que
o candidato não tenha o perfil para a posição atual, talvez possua experiência
ou conhecimentos que interessem ao recrutador. É de bom tom atendê-lo com
cordialidade e atenção.”

É importante demonstrar ainda interesse pela vaga. De acordo com Tais Targa, o
candidato também pode fazer perguntas. “Pode perguntar qual é o salário e
benefícios oferecidos e os principais desafios da oportunidade”, aponta.
Questionar sobre a empresa – caso não a conheça – é igualmente recomendado,
ressalta Margot Nick.

 

Fatores de eliminação

Uma das razões de eliminação na entrevista por telefone, segundo Tais, é a falta
de fluência na língua inglesa. “Alguns headhunters (caçadores de
talentos) fazem determinadas perguntas em inglês. Quando o profissional não
consegue se comunicar por telefone é automaticamente eliminado. Outro exemplo de
eliminação está relacionado à pretensão salarial do profissional.”

Margot ressalta que a não disponibilidade para mudar de cidade ou Estado com a
família também é um dos principais motivos de descontinuidade nos processos
seletivos.

+ perguntas feitas pelo recrutador na entrevista por telefone

  • Fale mais sobre sua experiência profissional.
  • O que está buscando no mercado?
  • Qual é a sua pretensão salarial?

+ perguntas que podem ser feitas pelo candidato

  • Quais os principais desafios da oportunidade.
  • Qual o ramo de atuação da empresa? (caso não saiba)
  • Qual é o salário?*
  • A empresa oferece benefícios?*

*ao fim do contato telefônico