Esquecendo e mudando o passado

(Filipenses 3.13)

(Paulo dizia e fazia) Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim.

Preâmbulo: Quero a traves de este estudo mostrar o quanto é prejudicial ficar lembrando o passado negativo. Precisamos esquecer as coisas negativas em todas as áreas: Relacional, Laboral, Sentimental, Comercial e Vivencial. As instruções que verteremos aqui neste tema serão de grande proveito para cada um daqueles que estão vivendo um trauma do passado ou um complexo de culpa. O texto inicial é exclusivo em toda Bíblia e um excelente exemplo a ser seguido: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim

I – LEMBRANÇAS NEGATIVAS DO PASSADO BLOQUEIAM O PRESENTE
1. Impede o perdão: O perdão verdadeiro é o esquecimento da ferida, da ofensa, como Deus mesmo diz: dos teus pecados não me lembro mais. (Is 43.25) Tem pessoas que precisam se perdoar a si mesmo, dos seus erros cometidos e depois perdoar aqueles que te ofenderam. (Pr 19.11) A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
2. Impede a alegria: O passado ruim pode causar muitas tristezas, desgostos, pode fazer chorar.
3. Impede a paz: As pessoas geralmente perdem a paz, o apetite e o sono quando se lembram das coisas passadas negativas não tratadas.
4. Impede a harmonia: Tem pessoas que cada vez que se lembra de uma situação que causou ira, volta a sentir a mesma emoção é como colocar vinagre na ferida. (Pr 25.20).
5. Eles mostram as feridas demais: (Zc 13.6) Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Responderá ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos. Pessoas que vivem mostrando as suas cicatrizes para que as outras sintam pena dela.
6. Eles contam as feridas demais: Jó 7.5 A minha carne está vestida de vermes e de crostas terrosas; a minha pele se encrosta e de novo supura. Jó ocupa quase todos os seus 42 capítulos do seu livro, para descrever suas feridas, que eram na verdade grandes, mas não precisava ficar o tempo todo falando delas. Quando ele começou a orar pelos seus inimigos, sua historia foi revertida, sua sorte foi mudada e ele passa a receber o dobro de Deus.

II- TOMANDO ATITUDES CORRETAS COM OS ERROS
1. Viva o presente: Não viva do passado, nem do futuro, faça do tempo presente, realmente como diz a própria palavra: Presente desembrulhe seu presente cada dia.
2. Os erros são relativos: Compare a tu experiência negativa com outra experiência ruim de outra pessoa. Pode que você tenha passado um dia ruim enquanto que outra pessoa passou um mês inteiro. Pode que a você morreu o gato enquanto que a outra pessoa morreu a sua mãe.
3. Seja sensato, diga todos cometem erros: As pessoas não são perfeitas, todo mundo esta sujeito a cometer erros. Você precisa dizer isso e colocar isso na sua mente.
4. Escreva todas as experiências ruins num diário: O fato de escrever tudo o que esta te incomodando, melhora a tua situação.
5. Trate os erros com humor: É muito mais fácil solucionar os problemas usando o humor, rindo deles, comentando sobre eles com graça.
6. Evite cometer o mesmo erro duas vezes. Você não pode evitar que pessoas briguem com você, mas pode controlar suas respostas a eles.

III – MUDE O PASSADO COM O PRESENTE
1. De que maneira podemos mudar o passado? Muitos crêem que já não se pode mudar o passado, mas isso esta errado, ele pode ser mudado sim. Se você viver o presente com bastante êxito, o passado é mudado, esquecido.
2. O passado só dói só quando o presente não seja promissor: Pelo simples fato de viver o presente bem, o passado deixa de causar dor. Por exemplo: Pessoas que tiveram uma empresa no passado que faliu e isto lhe deixou sérios traumas, dores e dividas ao abrir uma nova empresa bem sucedida, aquela empresa falida será esquecida. (Ec 5.20) Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria.
3. Deus faz você esquecer as aflições: Deus fez José esquecer o seu passado, dando dois filhos homens para criar. Ele colocou o nome de Manasses, que significa: Esquecer (Gn 41.51,52) José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer-se de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição. Não só do trabalho ele precisa se esquecer, mas também da inveja dos seus irmãos, de como foi vendido como escravo ao Egito, de como foi parar no cárcere.
4. Deus quer fazer você esquecer-se do desemprego: Um desemprego sempre gera dor, desgastes, estresse, por tanto Deus trabalha assim, dando lhe um novo emprego com muito mais dinheiro, para você esquecer toda a experiência amarga que você viveu os apertos econômicos, as zombarias de familiares e amigos.
5. Deus quer fazer você esquecer-se do mau relacionamento antigo: Tem tantas pessoas que tiveram um péssimo relacionamento com os pais, com o cônjuge, com o professor, com o chefe. Então Deus permite um novo relacionamento na sua vida, seja este entre patrão e funcionário; decanos ou docentes, marido ou mulher.
6. Deus quer fazer você esquecer-se das amarguras no meio cristão: Deus tem muitas formas de trabalhar para estabelecer do teu coração a paz. Às vezes ele te permite mudar de cidade, outras vezes ele muda da cidade aquele que te causava amarguras.
7. Deus quer fazer o teu sofrimento como águas que passaram: (Jó 11.13-19) Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.