Examinando as Razões que na Maior Parte dos Casos Prejudicam o Fluxo de Caixa da Empresa

Sem um bom controle interno de caixa, nenhuma compania poderá muito longe. É consenso que um bom movimento de caixa é essencial para o andamento dos negócios. O movimento de caixa normalmente tem por utilidade conter a entrada e saídas dos recursos financeiros. Recebimentos e pagamentos, bem como saldos totais, são apresentados com nitidez em qualquer fluxo de caixa normal. E isso vale para as contas pendentes e efetivadas. Independente do status da conta.

ANÚNCIO

Os números de um fluxo de caixa normal deverão sofrer muitas alterações. Mas tais informações devem ser colocadas de uma forma que sejam estruturadas constantemente e acumulando dia após dia. O histórico do fluxo de caixa vai sempre se acumulando. Ter o dom para organizar as coisas contribuirá para esta tarefa. Deve-se estar sempre atualizando as contas, gradualmente. Quando o fluxo de caixa fica abaixo de zero, quase sempre, ele está indicando algo claro. Deu para entender? A empresa está gastando mais que a sua receita autoriza.

O que isso pode identificar? Vamos lá:

ANÚNCIO

- Os prazos para pagamentos oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa.

- O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais são mais altos que o saldo de caixa. Por exemplo, Natal e Dia das Mães.

ANÚNCIO

- Os custos com a compra de produtos para compor o estoque foram muito altos. As compras foram mais altas do que o giro do estoque interno.

- Sua empresa arcou com o pagamento de salários, demissões, etc. Dependendo do tamanho da empresa, o caixa pode ficar abaixo de zero por razão disto.

- A empresa pode estar sendo corroída pelos juros bancários. Juros de limite de conta, cartões corporativos, longos empréstimos, etc.

É incontestável que existe outra situação, quando a empresa tem o saldo de caixa positivo. Fluxo de caixa positivo indica que a empresa está conseguindo arcar com suas contas. Assim a empresa faz o oposto dos pontos abordados neste texto, o que será bastante bom para ela.

Através do fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio. É possível trazer um pagamento para uma data mais próxima, se for melhor para o caixa. Ou pode-se atrasar um pagamento, quando possível. Tudo pela saúde do fluxo de caixa. Portanto, atenção. Lembre-se sempre de manter seu caixa organizado.

Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br