EXERCÍCIOS PARA PREVENÇÃO L.E.R ( lesão por esforço repetitivo)

Atualmente é difícil imaginar a vida sem computador. Trabalho, pesquisas ou horas de lazer teclando. E as reclamações sobre dores no corpo são constantes…Toda essa atividade pode provocar a L.E.R – lesão por esforço repetitivo, ou D.O.R.T. -Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. A L.E.R não é o diagnóstico mas a causa de doenças como a tendinite -inflamação do tendão.

Ela é geralmente mais associada ao trabalho informatizado, e representa quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil, mas, na verdade, qualquer prática de atividade repetitiva pode desencadear lesões, como no caso do esporte.

Alguns fatores favorecem o aparecimento da L.E.R. Ergonomia inadequada, estresse e baixa temperatura. Com o intuito de estabelecer parâmetros que permitissem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, criou-se a Norma Regulamentadora 17.

A fisioterapeuta Maria C. Santos da Universidade de São Paulo – USP, do LIIST – Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde do Trabalho, adverte para o problema. `Quanto mais o indivíduo puder administrar as horas de trabalho em relação ao esforço praticado, menor a chance de lesões´. A relação do indivíduo com o trabalho é muito importante. `É necessário prestar atenção na psicodinâmica do trabalho´, completa.

Como diagnosticar: A L.E.R caracteriza-se por uma sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes. Ela pode ser encontrada em diferentes graus levando até mesmo a incapacidade total de trabalho.

Prevenção: Com objetivo de prevenir doenças em todas as pessoas que passam horas frente ao computador, o ideal é ter um otima cadeira giratoria ou cadeira de escritorio com braço ,fazer uma pausa de hora em hora de 5 a 10 minutos para alongar o corpo.

A terapeuta Maria C. Santos desenvolveu uma série de alongamento para prevenir as lesões. Os exercícios podem ser feitos ao longo do dia, com 5 a 10 repetições de cada movimento com descanso de 3 segundos entre as séries.

EXERCÍCIOS PARA PREVENÇÃO

Espreguiçar: Junte as mãos e faça o movimento de alcançar o teto.

Alongamento coluna: Incline a cabeça lateralmente e conte até 8. Volte a posição inicial e repita o mesmo movimento do lado contrário.

Alongamento coluna: Leve o queixo até o peito e volte a pose inicial. Leve a cabeça para trás para olhar o teto.

Alongamento da coluna do antebraço: 1- Pressionando com a mão oposta segure o dorso da mão dobre o punho para baixo suavemente e conte até 8 empurrando depois relaxe. 2- Com apoio na palma da mão puxe o punho para cima alongando os flexores do punho. Faça os mesmos movimentos invertendo os braços.

Alongamento de ombro: Puxe o braço na linha média do corpo tracionando suavemente na altura do cotovelo para alongar a musculatura do ombro.

Alongamento de manguito rotador: musculatura do ombro

Rotação externa – posicione o braço atrás da cabeça puxando pelo cotovelo com a mão para o chão como se fosse coçar as costas.

ALERTA: Toda dor persistente deve ter a causa investigada por um especialista. Consulte um médico