Existe qualidade no ensino na educação Brasileira?

Para questionarmos e debatermos sobre a qualidade da educação no Brasil e no mundo, surge-nos uma pergunta:

Qual seria a saída para a solução dos problemas direcionados à má qualidade da educação no Brasil e Mundo, interagindo com os investimentos governamentais e a formação de professores em todos os sistemas de ensino?

Podemos destacar que a taxa de reprovação no Brasil, por mais que a educação escolar continuada vigore, ainda é alta, os baixos desempenhos em avaliações dos brasileiros, o próprio analfabetismo e a evasão escolar fazem parte infelizmente da cara da educação brasileira.

Muitas vezes relatamos que alguns professores sentem-se despreparados e desmotivados diante das exigências dos jovens, particularmente no que ultrapassa os conteúdos específicos de suas disciplinas e ao que se refere à socialização, ao comportamento e à vida dos estudantes além da escola, relacionada à evasão escolar, devido ao desinteresse do aluno pelo conhecimento, conforme UNESCO.

“A América Latina e o Caribe são responsáveis por 3,5% das crianças do mundo inteiro que estão fora da escola. O Brasil é o único país com mais de 500 mil crianças fora da escola”, aponta o estudo da UNESCO.

Todavia, o relatório afirma que esse problema não impedirá o Brasil de cumprir as metas até 2015. E é o que esperamos.

Apesar de ter posto a maior parte das crianças na escola, o País ainda peca pela falta de qualidade na Educação e por ter dificuldades de alfabetizar adultos. Entre 121 países, o Brasil aparece em 71º lugar.

Para finalizarmos esta, podemos crer que uma alternativa para tal questão abordada seria acreditarmos que a melhoria dos investimentos, claro que com ética e moralidade, isto é, sem corrupção, poderia realizar um percentual maior de universidades públicas, de pesquisas com caráter eficaz e dinâmico, do incentivo aos professores no meio acadêmico e com dedicação integral nas IES públicas e privadas, assim como verificar a estrutura salarial, a qual deve ser digna de um educador, afinal, através de um educador, formaremos alunos e seres humanos que farão a diferença no mundo.