Ferramentas CASE

Vamos explorar, neste Artigo, um pouco dos pontos positivos e negativos em relação à utilização de Ferramentas CASE. O mercado de desenvolvimento de software vem crescendo a cada dia, obrigando as empresas do setor a procurarem alternativas que sirvam como diferencial competitivo, e é aí que entra a utilização de uma Ferramenta CASE, oferecendo recursos que podem minimizar o tempo de desenvolvimento de um software, mantendo o alto nível de qualidade.

Algumas empresas não se sentem confortáveis em utilizar uma Ferramenta Case, devido o possível grande impacto que ela pode gerar, pois, por serem um conjunto integrado de ferramentas que podem atuar em todas as fases de desenvolvimento de software, tem um impacto profundo, exigindo novas metodologias. Porém, ainda existe um outro lado, ou seja, as vantagens em se utilizar uma Ferramenta Case, que é o aumento da produtividade, melhor qualidade, diminuição dos custos, melhor gerenciamento e a grande facilidade de manutenção.

O mercado vem exigindo cada vez mais das empresas e profissionais da área de TI, já que a realidade de mercado vem forçando as empresas a fazerem estudos sobre aquisição de softwares e serviços baseados em Tecnologia da Informação (TI) e, com isto, necessitando qualificar seus profissionais. As empresas estão se estruturando para entender como funcionam os processos e decisões para aquisição de produtos e serviços.

Para as empresas que adotam uma Ferramenta Case, os principais objetivos são os resultados que podem ser mensuráveis até com certa facilidade, mas com muita disciplina. Para tanto, é necessário um eficiente estudo de viabilidade para implementação de uma Ferramenta Case.

E com toda essa exigência do mercado, as Ferramentas CASE se apresenta como uma boa solução em desenvolvimento de software.

Diante deste cenário, em que empresas ainda relutam em adotar uma Ferramenta Case como solução em desenvolvimento de Sistemas, mesmo com o mercado exigindo novas técnicas em automação, as Ferramentas CASE se mostram como alternativa para empresas, desenvolvedores e, até mesmo, estudantes, impondo seus diferencias em relação a outros tipos de ferramentas de desenvolvimento existentes no mercado.

No meu próximo artigo destacarei os pontos fortes e fracos da Ferramenta CASE Genexus (Artech).