Fisioterapia Desportiva.

A Fisioterapia Desportiva é um componente dentre as tantas vertentes que se tem na área. Ela atua na medicina esportiva e suas práticas são usadas para o tratamento de lesões que são causados pelo esporte e visa o objetivo de tratar, prevenir e recuperar lesões que estes esportistas possam sofrer durante uma partida.

O trabalho de um fisioterapeuta desportivo tem que ser bem mais rápido e ágil do que as outras áreas da fisioterapia, pois o atleta precisa executar todas as suas tarefas de exercícios de uma forma bem mais rápida, por isso a fisioterapia aplicada nele tem que ser de forma eficiente e eficaz.

O trabalho preventivo vem a partir de estudos que se faz em casa modalidade de esporte, para ver quais são as áreas mais afetas durante uma partida, por exemplo. O trabalho preventivo além de melhorar a performance do atleta ainda ajuda na economia do clube em questão, gastando menos recursos nos tratamentos destas lesões.

Sendo assim, o fisioterapeuta desportivo busca as mais diversas possibilidades para que menos lesões sejam feitas durante as atividades desportivas. Um exemplo disto são os exercícios proprioceptivos que são implementados no dia a dia dos atletas e tem demostrado uma grande eficácia e melhoria na qualidade física dos atletas.

Outra técnica que vem sendo muito utilizada é o Core Training, que é uma técnica de fortalecimento e estabilização do centro do corpo.

Dentro da Fisioterapia Desportiva é importante também oferecer ao atleta uma integração com o trabalho estático com um treinamento através da reeducação dos atos motores específicos de cada modalidade. Por sua vez o Fisioterapeuta aplica uma avaliação clínica sobre o atleta para colaborar com o seu treinamento, orientando o atleta e seus respectivos treinadores quanto aos possíveis desequilíbrios musculares presentes e o desempenho biomecânico do esporte em questão.

Já quando se fala em atendimento a atletas lesionados é necessário fazer uma avaliação prévia e caso seja muito grave deve ser encaminhado para o departamento médico do clube, para lá se fazer uma avaliação mais profunda médica e fisioterapeuta.