INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DA ARTE

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DA ARTE

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo ampliar o conhecimento da arte visual como ensino, aperfeiçoar o modo de se comunicar com o aluno, através da informática, como ferramenta de troca de conhecimentos e aproximação entre as diferentes pessoas promovendo também inclusão digital as famílias que não tem condições de pagar um curso e além desses aspectos com usar arte digital com fins educacionais, nos quais a imagem é o objeto principal de estudo.

ABSTRACT

This article aims to broaden knowledge of visual art and education, improve the way of communicating with students via the computer as a tool for knowledge exchange and rapprochement between the different people promoting digital inclusion also families who do not have afford a course and, besides these aspects with using digital art for educational purposes, in which the image is the main object of study.

O ensino da Arte Digital é algo inédito ou não usado em Sergipe, principalmente nas escolas públicas e nas periferias. O estudo deste projeto tem como meta promover um método de ensino tecnológico usando as artes visuais como ferramenta de troca de conhecimentos, com oficinas de aprendizagem.

Com o avanço tecnológico é necessários que os educadores sejam atualizados principalmente quando se refere em método de ensino, essencial para um conhecimento mais ampliado.

Com as diversas diferenças sociais, existem diferentes tipos de aplicações de ensino e é preciso fazer uma observação e ajudar os mais necessitados que não tem acesso a informação.

Localizando carência, aplicar a Informática e Arte pra fortalecer a consciência cultural utilizando a mídia com fins educacionais, principalmente nas zonas de baixa renda.

Mostrar possibilidades de melhor aplicação ao ensino aos necessitados com criação de oficinas aos docentes que atuam nas regiões precárias no intuito de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino de determinado estabelecimento.

Os avanços tecnológicos, a mídia ganha seu espaço nos meios de comunicação. A questão é: será que o uso do fazer artístico, mostrado na televisão, está fortalecendo a educação, principalmente as crianças?

Estatística de que mais de 90% da população brasileira assistem televisão, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Há uma preocupação do que se passa e qual o resultado ocorrer a famílias que não tem acesso ao ensino de qualidade e informações plausíveis em relação à cultura regional.

Tem entidades de ensino sem condições pelo fato de não terem uma colaboração ou até mesmo o reconhecimento dos órgãos do estado;

Escolas públicas, onde os alunos que não têm acesso à informática e ao estudo da arte digital, inclusive, usar a informática como ferramenta ao ensino sobre a perspectiva da história da arte, arte brasileira e arte sergipana;

Os computadores e equipamentos a serem utilizados através de parcerias com escolas ou outras entidades com acesso de ensino público. Juntando a tecnologia e arte ao avanço do conhecimento histórico educacional.

BIBLIOGRAFIA

BENJAMIN, W. (1969). A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In A Idéia do Cinema. (José Lino Grünnewald, org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Couchot, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto

Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

WILSON, S. (2002). Information arts: intersections of art, science and technology. MIT Press. WEB OF LIFE. http://www.web-of-life.de/