Os jovens são grandes utilizadores de internet, mas as crianças e pré-adolescentes estão cada vez mais presentes no meio virtual. Os jovens buscam geralmente jogos e redes sociais, mas também fazem pesquisas, se relacionam e até buscam emprego.
Crianças e sua busca por diversão na internet
As crianças, no entanto, costumam buscar diversão na internet. Para atingir esse público é preciso criar jogos simples e com personagens que eles conheçam, assim surgem os jogos com personagens de desenhos animados. Agora já existem vários jogos assim como os com as Meninas Super-Poderosas, Carros (do filme Carros), robôs de Transformers e jogos do Ben 10 na web.
O lucro para as empresas de entretenimento
As empresas criadoras dos personagens também lucram nesse processo, com a venda dos direitos de exibição das imagens ou até fazendo parte do desenvolvimento e distribuição final do jogo.
Expansão dos jogos para outras plataformas
Os lucros com jogos não precisam ficar retidos à web, podem ser feitos jogos para PC, videogames e celulares a partir do mesmo princípio. O público tratará de consumir de variadas formas e a empresa terá maiores chances de lucro podendo atingir um público maior já que, por exemplo, quem compra jogos para celular pode comprar ou não jogos para videogame.
Lucros contínuos com personagens icônicos
Além do lucro instantâneo, se o personagem for bom e tiver chances de se eternizar, o lucro será contínuo. Um exemplo clássico é o Mario Bros, os jogos do Mario fazem sucesso há anos, acompanharam crianças até a fase adulta e renovam seu público, atingindo novamente o público infantil.
A evolução dos jogos e seu impacto futuro
Logicamente as tecnologias mudam e novos jogos são feitos, mas o personagem e o enredo principal da história se mantêm. E os jogos que hoje são para as crianças podem também se tornar eternos.