Inteligência Emocional vs Inteligência Racional

Inteligência Emocional???

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Não me estarei a referir antes à Inteligência Racional, medida por um quociente de inteligência (QI) largamente conhecido. Não. Não estou.

Escrevi corretamente e volto a escrever aqui: Inteligência Emocional. É um conceito que tive a oportunidade de interiorizar através de teoria (estudo) e prática (cheguei a participar em um curso com este título).

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A Relação entre QI e Sucesso

Todos nós conhecemos o conceito de ser inteligente, de se conseguir medir essa inteligência através do tal QI, em que os mais inteligentes conseguem um valor de QI elevado ao passo que os outros um valor mais baixo.

E sempre pensou-se que os mais dotados em termos de QI seriam aqueles que poderiam vir a ter mais sucesso por essa vida fora. Certo? Errado! Já houve inúmeros exemplos de pessoas com um QI elevado, mas que mais tarde se viriam a revelar fracos em termos de produtividade e de cooperação social. E por quê? Por causa do mundo emocional. Sim, as emoções. Não estou a brincar, falo totalmente a sério.

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Exemplos de Pessoas com Alto QI que Falham em Competências Emocionais

O que acontecia com estas pessoas é que muitas delas não estavam preparadas emocionalmente para ultrapassar os desafios a que eram propostas. E dou exemplos, claro:

  • Muitos destes indivíduos isolavam-se demais e não cooperavam tanto com outros elementos da equipa, onde estavam inseridos. Revelavam-se também tímidos, verdadeiros "bichos-do-mato".
  • Outros exigiam demais deles próprios, porque se tinham um QI elevado, então deviam mais facilmente, que os outros, conseguir chegar às soluções dos problemas e nem sempre era fácil e isso gerava frustração e angústia.
  • Perante situações de pressão, muitos vacilavam e fraquejavam emocionalmente.
  • Muitos julgavam-se bons e superiores aos outros e não gostavam de participar em reuniões e discussões de ideias.

Exemplos de Pessoas com Baixo QI, mas Com Alta Inteligência Emocional

E depois, havia indivíduos que não tinham um QI elevado como os outros aqui abordados, mas que, no entanto, revelavam-se mais fortes emocionalmente e com maior sucesso no trabalho. Porquê? Exemplos:

  • Tinham grande habilidade para falar e discutir ideias com os outros elementos da equipa.
  • Eram pessoas humildes e com consciência das suas limitações.
  • Eram pessoas que conseguiam manter um sorriso e otimismo perante as adversidades.
  • Eram pessoas que sabiam motivar-se a elas próprias e a controlar seus medos, fracassos e alegrias exacerbadas.

A Importância da Inteligência Emocional

Então, já começa a fazer algum sentido este conceito da Inteligência Emocional e porque é tão importante hoje em dia (e já o devia ter sido!) não só nas nossas vidas pessoais mas também nas nossas vidas profissionais.

Na inteligência racional, usava-se o QI para a medir. Aqui usa-se o QE - Quociente Emocional - para medir esta "nova" inteligência.

Assim, posso definir uma pessoa emocionalmente inteligente como a pessoa que dispõe destas características:

  1. Auto-Motivação: Uma pessoa Emocionalmente Inteligente (EI) deve saber automotivar-se quando necessário.
  2. Auto-Controlo: Uma pessoa EI consegue gerir seus estados emocionais.
  3. Assertividade: Uma pessoa assertiva consegue transmitir suas ideias de forma que não entre em conflito com os outros.
  4. Auto-Confiança: Uma pessoa EI tem perfeita noção das suas capacidades e acredita em si mesma.
  5. Auto-Estima: Uma pessoa EI não fica com remorsos ou entra em diálogos infrutíferos de queixumes e autocomiserações.

Enfim, estas são algumas das principais características de um ser EI. Não é teoria. É possível pôr em prática e a história humana já nos revelou inúmeros exemplos de pessoas com estas capacidades.

E não são pessoas que foram abrilhantadas por um ser divino. São pessoas como eu e você. Se elas conseguem, você consegue também. Acredite. Acredite em si.

Teste de Inteligência Emocional

Para terminar este artigo, deixo aqui um teste (de vários testes implementados nesta área) para medir se é um ser EI ou não.

Questões do Teste de Inteligência Emocional

Sou uma pessoa...

1) ...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades ...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

2) ...que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra pessoa...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

3) ...que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e o momento oportuno...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

4) ...que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

5) ... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

6) ...que consegue superar seus sentimentos de frustração quando alguma coisa não dá certo, procurando aprender com as experiências negativas...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

7) ...que consegue superar seus sentimentos de frustração quando alguma coisa não dá certo, procurando aprender com as experiências negativas...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

8) ...que quando tem alguma dificuldade com outra pessoa, procura conversar diretamente com ela, evitando fofocas e mal entendido ...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

9) ... que é muito difícil perder a paciência com as pessoas de que gosto. Se perco, logo recupero e me arrependo de ter perdido…

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

10)... que consegue expressar suas opiniões de forma clara e percebe que é ouvida com atenção ...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

11) ... que se sente segura diante das outras pessoas...

( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Jamais

Avaliação de Resultados
Explicação da pontuação:

  • 41 a 50 pontos = Sua inteligência emocional é bastante alta.
  • 31 a 40 pontos = Sua inteligência emocional é bastante desenvolvida.
  • 21 a 30 pontos = Sua inteligência emocional precisa "deslanchar".
  • 11 a 20 pontos = Seu grau de empatia e relacionamentos não é bom.
  • 10 pontos ou menos = Sua inteligência emocional é bastante baixa.

Este teste ajuda a refletir sobre as capacidades emocionais de cada um.

Os meus cumprimentos,

Pedro Mesquita ( http://pedromesquita.pt.to )