Leilao da Caixa

Nesse artigo você vai descobrir porque o leilao da Caixa Econômica Federal (CEF) pode ser pouco visitado. Você também pode encontrar esse artigo em vídeo em Leilao da Caixa

Há leilões da Caixa onde você pode ser a única pessoa presente, além do leiloeiro, é claro. É quando o leiloeiro pode simplesmente dizer “Nem preciso ler o edital, basta me dizer quais imóveis o senhor deseja arrematar”.

Bom, quando eu me interessei por leilões me deparei com situações como essa. Eu pensei, isso não pode ser “charme” dos leilões da Caixa. E foi pesquisando que tive o primeiro contato com o Decreto Lei 70/66, de 21/11/1966, que rege o leilaoda Caixa Econômica Federal.

Esse Drecreto Lei (DL) prevê que o credor pode executar a dívida não paga sem precisar da intervenção do poder judiciário. O que torna o processo de execução muito mais rápido, afinal o redor poderia fazer uma execução extra-judicial.

Os mutuários, ou seja, as pessoas que tem divida com o credor até tentaram mudar o processo de execução do DL 22 anos após sua criação, mas o Supremo Tribunal Federal decidiu em favor da manutenção do DL 70/66. Ou seja, a execução extra-judical não prejudicava os direitos do mutuário.

Outro ponto importante do DL 70/66 prevê que a execução extra-judicial dará a chance de outra pessoa comprar o imóvel retomado antes que este passe definitivamente a posse ao credor. O credor então precisa levar o imóvel a 2 leilòes.

Se o imóvel não for arrematado até o segundo leilão, aí sim o credor passa o imóvel para seu patrimonio, em seu nome. A partir de então, o credor, no caso a CEF, pode vender o bem da maneira que desejar como feirões ou mesmo venda direta.

É por isso que não há grande propaganda de leilões da Caixa em grandes meios de circulaçào como TV ou mesmo o site da CEF.

Bom, é por essa e outras razões que o leilão da Caixa Econômica é um ótimo lugar para fazer um ótimo negócio.

Para ver esse e outros artigos em vídeo, acesse Leilao da Caixa

Você também encontra mais informações sobre como comprar em leiloes de imóveis em ProLeiloes.com