Linguagem e Escola: Contribuições da Prosa Poética de Bartolomeu Campos de Queirós para a Educação

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

PAULO ROGÉRIO DOS SANTOS ARAÚJO

LINGUAGEM E ESCOLA:

CONTRIBUIÇÕES DA PROSA POÉTICA DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS PARA A EDUCAÇÃO

Juiz de Fora

2010

PAULO ROGÉRIO DOS SANTOS ARAÚJO

LINGUAGEM E ESCOLA:

CONTRIBUIÇÕES DA PROSA POÉTICA DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS PARA A EDUCAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora para a conclusão do Curso em Pedagogia.

Orientadora: Profa. Ms. Vera Lúcia de Matos Lemos

Juiz de Fora

2010

FOLHA DE APROVAÇÃO

ARAÚJO, Paulo Rogério dos Santos. Linguagem e escola: Contribuições da prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós para a educação. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial à conclusão do curso Graduação em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, realizado no 2º semestre de 2010.

BANCA EXAMINADORA

Profa. Ms. Vera Lucia de Matos Lemos

Orientadora

Profa. Ms. Luciléia Rodrigues de Freitas

Membro convidado 1

Profa. Dr. Maria Lucia da Silva Costa

Membro convidado 2

Examinado em: ____/____/____

Dedico este trabalho a todos que contribuíram para sua conclusão: ao Bartolomeu, à Maria Tereza e Vera Lemos pela atenção e paciência. Aos meus familiares e amigos pelo apoio.

AGRADECIMENTOS

A Deus pela força e coragem para enfrentar tantos obstáculos. A meus familiares por me amarem desde o início. A todos que passaram na minha vida, pois sem vocês mudando meu destino, deixando um pouco de vocês e levando um pouco de mim, não seria quem sou hoje.

E menino, falou, é como natureza, dá fruto em toda estação. Difícil é descobrir qual sabor está ancorado em cada tempo. […]Começar de novo, disse, não traz vergonha, mas atiça a coragem. (QUEIRÓS, 1996, p.95)

RESUMO

ARAÚJO, Paulo Rogério dos Santos Araújo. Linguagem e escola: Contribuições da prosa poética de Bartolomeu Campos De Queirós para a educação. 40 f. Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

O presente estudo, pela análise da obra literária de Bartolomeu Campos de Queirós, baseado em sua autobiografia – recortes de memórias de um menino – e dialogando com teóricos como Wallon e Vygotsky, traz uma pesquisa bibliográfica abordando elementos que auxiliam os professores em sala de aula, como a afetividade, o carinho e o respeito, visando trazer contribuições presentes na obra como um todo. Pode-se perceber, durante a elaboração desta obra, que o autor estudado, ao pontuar em seus textos o mundo de forma simples, a partir do olhar da criança, que a leitura dos livros de Bartolomeu Campos de Queirós pelo professor, dentro ou fora da sala de aula, proporciona um momento de aprendizado ímpar e é aconselhável que este aprendizado seja aproveitado pelo professor de todas as maneiras possíveis.

Palavras-chave: Literatura. Afetividade. Ensino. Aprendizado.

ABSTRACT

This study trough analyze about Bartolomeu Campos de Queirós’ literature based on your autobiography – boy’s memories pieces – and dialogue with Wallon and Vygotsky’s theory, bring a bibliographic search about elements that helps the teachers in classroom like affectivity, care and respect looking forward bring contributions in this resource. We can realize, during this source confection, that the studied author shows in your prose the world in a simple way seem by a child, that the reading about your books for a teacher in and out classroom, give him a one moment to learn and needs that teacher use the learn in all possible moments.

Keywords: literature. Affection. Teaching. Learning.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Ilustração 1 Ler, escrever e fazer conta de cabeça 14
Ilustração 2 Indez 14
Ilustração 3 Por parte de Pai 15
Ilustração 4 Antes do Depois 15
Ilustração 5 Ciganos 16

LISTA DE SIGLAS

LDBEN          Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

PCN’s            Parâmetros Curriculares Nacionais

IBBY              International Board on Books for Young People

MEC               Ministério da Educação e Cultura

DAP               Divisão de Aperfeiçoamento do Professor

UFMG                        Universidade Federal de Minas Gerais

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 11
2 BIOGRAFIA 13
3 A ARTE, A LITERATURA E SEUS EFEITOS NOS LEITORES 17
3.1 A ARTE 17
3.2 A LITERATURA 18
4 AS OBRAS E ANÁLISES 20
4.1 LER, ESCREVER E FAZER CONTA DE CABEÇA 20
4.2 INDEZ 25
4.3 POR PARTE DE PAI 28
4.4 FORAM MUITOS, OS PROFESSORES 31
5 CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO (CONCLUSÃO) 36
REFERÊNCIAS 39