Luta de Titãs

Luta de Titãs

Quando e como saberei se estou preparado?

Uma coisa é certa; enquanto for sua alma que estiver no comando da sua vida você jamais estará pronto para ser próspero.

15 Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. 16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. 18Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (Gálatas 5: 15 á 25)

Somos um corpo que abriga uma alma e um espírito.

O corpo é apenas um acessório comandado pela alma. A alma exerce comandos ao corpo com base influências externas ao corpo ou interna através do nosso espirito. O nosso espirito por sua vez recebe coordenadas advindas do Espirito Santo.

A maior parte das pessoas, quase em sua totalidade desconhece esse funcionamento e vive de acordo com os comandos dados pela alma independente de onde está vindo a influência.

“A alma é um campo neutro que pertencerá a quem se apoderar dela.”

Se voltarmos ao inicio da história da humanidade veremos Adão e Eva vivendo e agindo de acordo com o Espirito de Deus; não conheciam outra coisa a não ser o que vinha do Alto, seus espíritos recebiam as coordenadas de Deus que imediatamente eram repassadas a alma que através do corpo materializava em ações.

Em um determinado momento dessa história Eva recebeu uma influência externa que até então não conhecia, essa influência nessa história é demostrada como “uma serpente”. Essa influência externa e maligna fez com que a alma de Eva agisse desobedecendo um comando de Deus e Eva acabou comendo do fruto proibido, Adão por sua vez recebeu a mesma influência, não diretamente, mas indiretamente por intermédio de Eva e acabou também dando sua mordidinha no fruto.

Se nós não tivermos o conhecimento do funcionamento humano a nossa alma poderá ser influenciada de forma errada sem se quer darmos conta de que estamos agindo em desacordo com a vontade de Deus.

Quando o nosso espirito esta no controle conseguimos ouvir as coordenadas de Deus; é como se tivéssemos uma campainha interna que toca para atentar-nos a respeito de um determinado assunto; o plim, plim da campainha só pode ser ouvido pelo nosso espirito. Você já deve ter passado por uma situação onde a campainha foi acionada, normalmente ela toca quando queremos fazer algo que não deveríamos, algo em nós diz , não faça isso que você vai se dar mal, e sempre quando não damos a minima atenção para o plim, plim da campainha acabamos pagando caro por essa desobediência.

Quando o nosso espirito não exerce comando sobre a alma, torna-se desobediente, ela fica indomável como um cavalo xucro, assim é preciso colocarmos o cabresto, as esporas e dominá-la, se não faremos todas as suas vontades e assim viveremos na carne e não teremos a capacidade de ouvir as coordenadas divinas.

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas caso contrario não obedecem. (Salmos 32: 8 e 9)

Uma vez estava na rua atrás de um caminhão parado conversando com um cliente; esse cliente estava de costas para a rua. Em um determinado momento senti que deveria ir um pouco mais para traz e o cliente ficou onde estava, depois de um tempo senti o plim, plim da campainha que me fez pedir ao cliente que saísse donde estava, ele prontamente atendeu, poucos segundos depois um carro bateu na traseira do caminhão exatamente onde o cliente estava. Curiosamente o cliente era Judeu; Deus usou um Cristão para salvar um Judeu ortodoxo.

Fico as vezes pensando quantas outras coisas aconteceram comigo, fui avisado que aconteceria e nem me dei conta por não estar vivendo em espirito.

A alma recebe influencia externa constante e de diversas formas, e essa influência poderá vir diretamente do sabotador ou indiretamente através do seu pai, da sua mãe, do irmão, de um amigo ou do seu espirito da mesma forma que poderá vir de uma propaganda de chocolate ou de uma novela.

Já tive a oportunidade de conhecer pessoas que adotaram por tomar decisões em suas vidas baseadas em um personagem de novela; uma pessoa pode decidir divorciar-se para viver com uma outra pessoa por influencia de um personagem de uma “inofensiva história de novela”, enquanto outros podem receber a mesma influência de um pastor bem intencionado ou até mesmo de um mal intencionado.

Nunca me importei com essa história de espirito e alma; quando alguém falava sobre espíritos logo mudava de assunto, para mim isso não existia e achava que nenhum espirito tinha qualquer influencia sobre minha vida, foi assim até um dia que participei de uma história que fez mudar minha opinião e acabei estudando mais sobre o assunto. Uma ex-esposa, na época namorada havia ficado grávida e tinha decidido não viver com ela por se tratar de uma pessoa de difícil convívio, porém não deixei de dar a assistência como pai, em uma noite de segunda feira chuvosa em torno de meia-noite recebi um telefonema dessa ex-namorada pedindo para que eu fosse comprar uma lata de leite para o meu filho, não pensei duas vezes para atender seu pedido, quando cheguei em sua casa por volta de uma hora da manhã apertei a campainha e ela abriu a porta e com um largo sorriso, trajando um lindo baby-doll pediu para que eu colocasse o leite na cozinha, obedeci, mas quando voltei para ir embora vi que essa ex-namorada estava passando a chave na porta para que eu não saísse, insisti que abrisse a porta, mas não obtive sucesso, depois de muita insistência novamente sem sucesso decidi tirar a chave de suas mãos através da força, ação que se tornou praticamente impossível, percebi que algo estranho estava acontecendo, eu muito mais forte do que ela não conseguia sequer afastar um único dedo de suas mãos quanto mais abri-la, essa mulher fechava suas mãos com uma força tremendamente absurda, parecia uma pedra, e não demorou muito para começar ser agredido fisicamente e verbalmente também, seus olhos avermelhados ficavam fixos em mim e constantemente com uma voz metálica dizia: “Eu e ela iremos acabar com sua vida.” Essa batalha durou da uma até ás cinco horas da manhã, e só parou após eu ter dito algo envolvendo o nome de Jesus, só ouvi o barulho, essa mulher caiu no chão como se fosse um tijolo. Após o acontecido fomos ao médico que constatou que havia em suas mãos três dedos quebrados.

Fiquei dias pensando a respeito e nas palavras que havia me dito “eu e ela”. Essas palavras me deixavam confuso. “Eu e ela, quem?” Achava que se referia a ela mesma e alguma outra pessoa, foi quando uma luz acendeu e entendi que quando se referia “eu”, tratava-se de um espirito maligno que juntamente com “ela” minha ex-esposa, juntos iriam acabar com minha vida. Nesse momento comecei a entender claramente que existe um mundo espiritual que querendo ou não estamos contido dentro dele.

Entendi que muitos dos problemas que temos acontecem simplesmente porque desconhecermos essa verdade. Tenho a convicção de que vivemos sob uma influencia espiritual enorme e se não vivermos em sintonia a esse mundo seremos alvo constante do sabotador. É como se colocassem minas explosivas e armadilhas escondidas em nosso caminho, passamos por elas sem se dar conta de que estão lá, se não se atentarmos de que elas existem seremos a qualquer momento vitima de uma.

O mundo espiritual é mais real do que o mundo material em que vivemos. Se queremos ter uma vida mais equilibrada devemos buscar entendimento a respeito desse assunto, ao contrario viveremos num mundo sem saber que estamos nele.

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5: 25)

O apóstolo Paulo em um determinada parte da história, ficou cego, um pouco depois desse episódio caiu-lhe algo dos olhos como se fossem escamas e em seguida voltou a ver. Creio que Paulo começou a ver a vida de maneira diferente, começou a ver com os olhos do espirito e a partir do momento que começou a ver a verdade foi batizado pelo Espirito Santo. Curiosamente Paulo foi o apóstolo que mais falou sobre corpo, alma e espirito.

Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. (Atos 9: 18)

1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. 3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. (2 Coríntios 12: 1 á 4)

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (Tessalonicenses 5: 23 e 24)

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8)

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2: 11)

Muitas pessoas acreditam que possuem o comando de suas vidas, se não fosse tão trágico eu até riria, puro engano de quem pensa assim, enquanto essas pessoas não tiverem o conhecimento de que são vitimas de influencias malignas, essas jamais terão o comando de suas vidas, podem até achar que têm, mas não têm. O sabotador ainda usa em nós as mesmas táticas que usou com Eva e Adão.

A alguns anos atrás aconteceu de um rapaz com um bom nível financeiro e intelectual adentrar em uma sala de cinema com uma metralhadora e fuzilar dezenas de pessoas que assistiam um filme, alguns dias se passaram e foi encontrado no quarto do rapaz um jogo de computador que simulava exatamente o que havia ocorrido dentro do cinema. Pegunto a você: Esse rapaz foi ou não influenciado por esse jogo?

Recentemente em minha empresa surgiu um negócio grande envolvendo um milhão de peças de bijuterias; o valor oferecido era realmente baixo e convidativo, porem eu não conhecia nada a respeito do mercado de bijuterias, achei que seria um ótimo negócio; após concretizar o negócio fui a luta objetivando vende-las, só a partir desse momento foi que descobri algo em relação á esse mercado. Descobri que dificilmente as venderia, tudo por causa da influencia que as novelas exercem nas mulheres. Não basta que as bijuterias sejam bonitas e baratas, elas tem de estar de acordo com que os personagens estão usando na novela do momento. Se uma novela consegue influenciar uma pessoa no que vai vestir, quanto mais nas outras áreas de sua vida.

Talvez o seu corte de cabelo, a cor da sua unha, as roupas que você está usando, algumas atitudes ou até mesmo alguns jargões que usa pode perfeitamente estar sendo materializadas através da influência de um personagem em sua alma.

Não estou dizendo que você tenha que deixar de assistir novelas ou filmes, mas pode tomar certos cuidados com a sua programação. Você pode até ter um certo controle sob sua vida, mas, e o seu filho têm? Provavelmente não, portanto uma má influência televisiva poderá ajudar a determinar quem ele será quando for adulto.

Existe graus de influência até chegar ao último que é o domínio total ao ponto de fazer com que uma pessoa até então “denominada normal” acabe com sua própria vida.

Na mesma época que escrevia esse capítulo aconteceu um incidente grave no Brasil, apesar de ser um país com bastante criminalidade, mas um igual ao que relatarei não tinha tido conhecimento até então; um rapaz influenciado por um site terrorista levou-o a entrar na escola que estudou quando mais jovem para fuzilar dezenas de alunos que lá estudavam e depois se suicidou; podemos até dizer que esse rapaz tinha algum distúrbio mental, porém prefiro acreditar que se deixou ser influenciado pelo site terrorista que o levou a cometer tamanha atrocidade.

Ouvi uma vez um pastor dizer que pegou seu filho de seis anos com uma faca subindo no berço do irmãozinho para matá-lo; esse pastor ao ver aquilo, desesperadamente, perguntou ao seu filho o que estava fazendo; o garotinho inocentemente falou ao seu pai que o “homem do jogo” disse que se ele quisesse pular para outra fase do game deveria matar seu irmãozinho antes.

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.(Oséias 4: 6)

Deus orienta o nosso espirito que deveria repassar a orientação dada á nossa alma fazendo com que seja obedecido. Mas, na maioria das vezes o que acontece é o contrário, somos orientados que não devemos fazer algo, mas fazemos mesmo assim, isso acontece porque sua alma está sob-influência externa.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. (João 14: 26)

No versículo a seguir vemos claramente Paulo falando sobre isso, é como se dissesse: Eu (meu espirito) não faço o que quero, mas o mal que não quero faço (a minha alma faz).

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. (Romanos 7: 19)

Todos nós somos vitimas de tentativas de influências externas, nem mesmo Jesus escapou disso, a nossa única saída é fazer como Ele, não deixarmos ser levado por essas tentativas de influências malignas.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.(Mateus 4: 18: 1)

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5:)

“O sabotador usa as pessoas diferentemente, mas com o mesmo propósito; se deixarmos faremos parte do seu jogo; seremos como pedras de dominó em suas mãos.”

Imagine que você esteja em um avião e derrepente você olhando para a cabine de comando percebe que o piloto não está pilotando a aeronave, certifica-se bem e entende que estão voando sob-orientação do piloto automático do avião. Você sabe que o piloto automático manterá uma rota pré-determinada independente das condições do tempo, de qualquer forma, passando ou não por regiões complicadas você também sabe que estará vivo até terminar o combustível. Para que isso não aconteça você entende que precisará assumir o controle do avião e tentar pousá-lo com segurança, mas você não sabe pilotar; a melhor solução então seria fazer contato com a torre de comando e pedir para que eles lhe orientem como pousá-lo e assim sobreviverá de uma catástrofe. Fazendo uma comparação a essa minha parábola; o avião é o seu corpo, o piloto automático é sua alma, o tempo é a influencia externa, você é o seu espirito e a torre de comando é o Espírito Santo. Portanto, se você quiser controlar sua vida deverá fazer com que o seu espirito assuma o controle, orientada pelo Espirito Santo, caso contrario seu avião mais cedo ou mais tarde cairá por falta de combustível ou pela influência de um mau tempo. É só a partir desse entendimento, seguido do controle total da sua alma que você estará preparado para entrar no jogo.

“A alma é influenciável, é um campo neutro; quem, se apoderar dela, dominará todo o território.”

Pense o seguinte: Deus prospera você para que possa ter uma vida financeira mais equilibrada, além de querer que use sua prosperidade para abençoar outras pessoas; portanto se você persistir em viver sob-comando da sua alma e não do espírito, Deus não poderá usá-lo, você estará sujeito as influências malignas que farão você usar a sua prosperidade para outros fins que não os fins de Deus, agindo dessa maneira a sua prosperidade tornar-se-á em uma armadilha contra você mesmo.