Antes de mais nada gostaria de esclarecer sobre o que chamo de "Bela divulgação". Bela divulgação não se trata de investir um punhado de dinheiro para que o seu produto ou serviço chegue até seus clientes.
Quando coloco esse rótulo estou me referindo ao fato de escolher as ferramentas certas e fazer um planejamento adequado, em outras palavras, fazer o "Dever de casa" seguindo algumas regrinhas básicas que ainda são pouco conhecidas e utilizadas.
Às vezes as empresas fazem um site porque o concorrente fez, sem entender ao certo sobre as possibilidades que a Web oferece quando se trata de ampliar negócios. Não basta só estar na web e pronto. Existem muitas técnicas que ajudam o seu site a ser mais divulgado e conseqüentemente mais visitado pelo público-alvo.
Seguem algumas delas:
Otimização Onpage (ou seja, no próprio site) - Parte técnica:
Para deixar o site mais semântico, dê atenção às tags alt das imagens (lembrando que buscadores não "leem" imagens). Isso facilita a leitura dos robôs (spyder). Os negritos e sublinhados em palavras-chave também têm sua relevância, mas não os utilize em excesso;
Quanto às tags: meta description e meta keywords, dê mais atenção a elas, pois apesar da descrença de muitos, elas têm a sua devida relevância.
Caso não tenha domínio dessa parte técnica, contrate um profissional competente para isso. O investimento não é alto e uma vez feito um bom trabalho, seu site irá só "acumular pontos" para os buscadores.
Otimização Offpage (fora do site) - Parte prática:
Cuidado nas parcerias e trocas de links e banners. Assim como essa estratégica pode ajudar, existe também a possibilidade de atrapalhar. Se o site que você tenha trocado link for banido pelo Google por realizar Black SEO (recursos técnicos com o objetivo de aumentar o Page Rank de forma maliciosa) seu site também corre o risco de sofrer penalizações ou o que é pior, ser excluído. Por essa razão verifique periodicamente os
sites onde fez a troca de links ou banners.
Procure saber o Page Rank do seu parceiro de troca de links. Quanto maior, melhor para o seu site, mais bem visto pelo Google e demais buscadores. Essa ferramenta pode ser baixada e instalada no seu Navegador através do próprio site do Google.
Segue o site para instalação:
www.google.com/tools/firefox/toolbar/FT3/intl/pt-BR/index.html
Neste momento você deve estar se perguntando: Por que essa preocupação toda com os buscadores? É muito simples, veja:
50% dos usuários da web chegam a um website através de um mecanismo de busca;
64% dos internautas veem apenas a primeira página de resultados;
90% dos internautas veem, no máximo, as três primeiras páginas de resultados;
70% dos cliques em resultados de buscas no Google, por exemplo, vão para os
resultados orgânicos; enquanto os outros 30% correspondem a acessos a links
patrocinados;
É um tipo mídia conhecida como "Diretiva": os clientes vão até o produto, e não o produto até o cliente;
Fonte: IDG Now
Todos esses recursos/técnicas recebem o nome de SEO (Search engine optimization), para um português bem claro, podemos chamar de Marketing de Busca, sendo uma estratégia de divulgação de sites que ainda é pouco conhecida pelos empresários e até mesmo pelo pessoal de mídia e marketing das Agências de Publicidade tradicionais.
E por último que tal experimentar Campanhas Publicitárias 100% na Web?: O Google e Yahoo oferecem soluções para campanhas online. Vale a pena conferir e saber como interagir e utilizar essas ferramentas de mídia, trabalhando com os Links Patrocinados.
Lembre-se que em alguns casos as campanhas online são potencializadores no processo de venda. Isso acontece, por exemplo, no caso de Imobiliárias, Pousadas, Revendas de Auto, dentre outros segmentos que trabalham com serviços onde o primeiro contato com a empresa muitas vezes é feito pela Internet.
Portanto, não adianta ter o melhor Produto/Serviço e deixá-lo dentro da gaveta ou divulgá-lo de forma inadequada na web. Para alcançar bons resultados não precisamos necessariamente de soluções "Criativosas", basta fazermos o "dever de casa" bem feito como um aluno aplicado e competente.
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