Novo Data Center – Grupo Uol

Nestes 14 anos de existência o grupo Uol tem sido sinônimo de tecnologia e desenvolvimento, o que reflete economicamente.  À exemplo disso, temos que  a receita de públicidade e outras foi de R$120,9 milhões no 1º trimestre de 2010, um crescimento de 37% sobre o 1º trimestre de 2009. Esse crescimento verificou-se não só devido ao desempenho da receita de publicidade mas principalmente ao  crescimento de receitas verificado em todos os produtos que compõem a plataforma de serviços de internet, como hospedagem de site e tantos outros serviços web prestados pelo braço Uol Host.

Momento exato que a marca encontrou para anunciar a entrada em funcionamento do novo Data Center (Centro de Processamento de Dados), o mais seguro e eficiente do país, no centro de São Paulo. A novidade incrementa em mais de 100% a capacidade tecnológica da companhia, permitindo a disponibilização de soluções como Global Load Balancing, por exemplo.

Agora será possível a distribuição de processamento online entre os sites porque todos os sites geridos pela empresa serão interligados em uma rede de alta velocidade que permite a distribuição de processamento entre ele.

Instalado em um prédio de oito pavimentos, o novo data center do Grupo UOL foi projetado nos conceitos de Green Computing, atendendo a requisitos como menor consumo de energia e emissão de resíduos.

Para prevenção de eventuais falhas na disponibilização de energia, o espaço conta, ainda, com geradores próprios. Toda a infraestrutura elétrica está instalada nos três níveis subterrâneos, enquanto no piso térreo ficam as instalações das equipes de segurança e técnicos responsáveis pela monitoração e administração dos sistemas de suporte e equipamentos hospedados.

Os servidores e demais equipamentos de TI são instalados nos quatro andares superiores, sendo que cada andar possui estrutura independente de ar-condicionado e sistemas de alimentação elétricos redundantes.

No data center, os sistemas das instalações – segurança, refrigeração, energia e ambiente – são interligados ao BMS (Building Management System), que controla de forma integrada cada um dos dispositivos individualmente, otimizando o uso dos recursos e reduzindo o consumo de energia.