A realidade de grande parte dos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil e no mundo revela poucas oportunidades para engajamento em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, jogar ou praticar um esporte ou atividade fÃsica regular.
As atividades fÃsicas, esportivas ou de lazer propostas aos portadores de deficiências fÃsicas como os portadores de seqüelas de poliomielite, lesados medulares, lesados cerebrais, amputados, dentre outros, possui valores terapêuticos evidenciando benefÃcios tanto na esfera fÃsica quanto psicológica:
Veja:
- Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, auto valorização e auto-imagem;
- O estÃmulo à independência e autonomia;
- A socialização com outros grupos;
- A experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações;
- A vivência de situações de sucesso e superação de situações de frustração;
- A melhoria das condições orgânicas e funcionais (aparelhos circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor);
- Melhoria na força e resistência muscular global;
- Ganho de velocidade;
- Aprimoramento da coordenação motora global e ritmo;
- Melhora no equilÃbrio estático e dinâmico;
- A possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição;
- Prevenção de deficiências secundárias;
- Promover e encorajar o movimento;
- Motivação para atividades futuras;
- Manutenção e promoção da saúde e condição fÃsica
- Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária
- Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.
O esporte adaptado e as Modalidades Esportivas
As modalidades esportivas para os portadores de deficiências fÃsicas são baseadas na classificação funcional e atualmente apresentam uma grande variedade de opções.
As modalidades olÃmpicas são o arco e flecha, atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, equitação, futebol, halterofilismo, iatismo, natação, rúgbi, tênis de campo, tênis de mesa, tiro e voleibol.
O esporte é um conteúdo da educação fÃsica, considerado fenômeno sociocultural que podemos utilizar para desenvolvimento individual ou coletivo, quando bem trabalhado.
Notamos que para oferecer uma modalidade esportiva à s Pessoas com necessidades especiais são necessários os conhecimentos dos conteúdos da educação fÃsica, as tecnologias relacionadas a essas pessoas (órteses, próteses, cirurgias de correção etc.) e adotar uma proposta metodológica coerente com os objetivos do grupo com o qual se trabalha.
A prática da atividade esportiva por pessoas com necessidades especiais, sendo esta visual, auditiva, mental ou fÃsica, pode proporcionar dentre todos os benefÃcios da prática regular de atividade fÃsica que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivÃduo.
“As crianças com deficiência descobrem que, no universo das atividades fÃsicas, existem possibilidades de convivência com colegas sem deficiências. Já estes últimos têm a oportunidade de vivenciar e conhecer atividades fÃsicas e esportivas que podem ser realizadas por crianças com deficiências e percebem que estas podem ser ativas e capazes”.