O Dia-a-Dia Carioca: um Guia do Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro, conhecido no mundo inteiro por suas paisagens espetaculares e atmosfera carnavalesca, é uma cidade com mais de 400 anos de história. Sendo uma das antigas capitais do Império Português durante a Invasão de Napoleão à Península Ibérica, o Rio foi a primeira capital do Brasil após sua independência, até Brasília ser construída em 1960. Consequentemente ela ainda é um dos mais importantes centros culturais e econômicos do Brasil – geralmente definindo tendências culturais que virão a fazer parte da imagem exótica do Brasil.

Uma metrópole vibrante e diversa, as paisagens abundantes e atrações turísticas do Rio merecem tempo e apreciação – os viajantes mais espertos provavelmente preferirão ver os cariocas levando suas vidas. Se você não fala português, seria uma boa idéia contratar um guia especializado para tirar maior proveito do que a cidade tem a oferecer.

Para quem é aficionado por arte, o Rio possui muitas coleções aclamadas mundialmente, em museus como o Museu de Arte Moderna, o Mosteiro de São Bento e o Museu Nacional de Belas Artes, exibindo a magistral arte sacra brasileira.

Um aspecto charmoso de uma experiência no Rio é o estado de espírito da cidade em si e seus habitantes. O carioca cultiva a alegria de viver que só pode ser observada em contato direto com o povo. Permita-se fazer um passeio nas ruas e se misturar com os frequentadores de bares, praias e os vários parques. Os cariocas são abertos e curiosos, e trocarão idéias com você com o maior prazer. Ficando num hotel de luxo no Rio de Janeiro, na praia de Ipanema ou num alberque mais barato, você sentirá que a cidade lhe dá as boas-vindas de braços abertos.

Na lista de lugares interessantes para se visitar está Petrópolis, uma cidade nas montanhas a 50 km do Rio, onde o imperador Dom Pedro II mandou construir seu palácio de veraneio. No meio do Parque da Serra dos Orgãos, Petrópolis é hoje um destino de férias essencial tanto para cariocas como para estrangeiros. Ela possui vários hotéis de luxo e pousadas onde se pode passar a noite, ou simplesmente almoçar ou jantar em instalações maravilhosamente ajardinadas.

À beira-mar fica a vila colonial de Paraty, um porto do século XVII usado na exportação de ouro extraído em Minas Gerais. Esse lugar, situado na baía de Angra dos Reis, é ponto de partida para passeios de barco inesquecíveis a inúmeras ilhas naturais perto da costa. História e natureza residem juntas numa tranquilidade harmoniosa