O pai, com muitos filhos coloca todos ao trabalho, o maior tem uma tarefa mais árdua que os demais dentro da sua possibilidade, e assim acontece as tarefas são distribuídas conforme as suas forças.
No final do dia o pai vai avaliar o trabalho de cada um, assim fosse como uma carga a ser levada, o maior tinha o potencial para 50 k, achou ele muito, carregou apenas 45 k, outro teria condições de levar 40 k, levou apenas 35 k, e assim foi, o menor de todos , tão pequeno e frágil viu seu papai que pouca coisa levaria, mais não deixou de lhe dar a tarefa cabível apenas 5 k, o pequeno filho quase que arrastava ao chão, doía seus ombros pelo caminho, mais via ele que seu pai e seus irmãos levavam o enorme peso, isto fazia com que não desistisse, muito menos deixasse um pouco mais leve no decorrer da jornada diária.
É chegado o fim do trabalho, o pai e seus filhos analisam o trabalho prestado, diz o maior , papai eu fui o herói entre todos pois trouxe o maior peso, e assim todos tinham um argumento a apresentar, deixou que todos falassem enfim deu ele a conclusão de todo o trabalho.
Filhos todos receberam suas tarefas, o melhor não será o maior e sim o trabalho feito por completo, pesemos todos na balança seus devidos fardos, aquele que estiver em falta não concluiu com presteza.
Assim foi um por um, os maiores ficaram devendo aquilo que deixaram pelo caminho, achando que facilitariam seu trabalho seriam mais ágeis e eficazes,quando o pai colocou sobre a balança ficaram espantados, disse o pai:
-Filhos o melhor trabalho prestado foi do vosso irmão menor.
Ficaram então irados, como pode ele carregou 5 k apenas, e se saiu melhor, enquanto nós carregamos bem mais, ainda estamos faltosos contigo?
Ele fez conforme as suas forças, feriu seus pequenos ombros e não dividiu sua carga em meio ao caminho, seu suor deixou ao longo do tempo percorrido, não pensou em chegar primeiro , e sim em cumprir o seu dever, os 5 k carregados é o seu limite, e vocês , dividiram aquilo que podiam carregar.
Assim é o nosso dia a dia, somos filhos do mesmo pai, Deus o qual conhece as nossas limitações, temos aqui uma trajetória, tarefas a ser cumpridas, cada um tem o seu potencial, existem aqueles que aparentam ser um fardo tão pesado que machucam deixam marcas, mais está conforme as suas forças, o pai não lhes dá um fardo o qual não possa carregar, a outros que deixam pelo caminho a maior parte, achando ser mais fácil, mais ao fim do trabalho, chamado nosso tempo de vida, o pai colocará na balança, e verá se concluímos ou estamos em falta com ele.
Deus o pai de todo nós conhece o nosso potencial, não colocará aos nossos ombros aquilo que não suportamos, além de tudo não analisa por quantidade e sim a qualidade daquilo que fazemos, na carreira da vida o que importa é chegarmos até o final com o dever cumprido, lição para nós.
Tudo aquilo que tens a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, seja seu fardo 5. 50 500 5000 ks, assim sucessivamente o que Deus tem em conta é o seu esforço, não importa a quantia, seu empenho no que faz é a grande valia.