O que é inteligência Financeira?

Hoje em dia, o maior objetivo de todas as pessoas se resume a alcançar o sucesso financeiro. As pessoas vivem correndo atrás de tempo, realizando cursos, participando de conferências sobre o tema, muitos estão à procura de algum “atalho”, outros querem encontrar uma maneira fácil de ganhar dinheiro, entre outros.

Esta questão só resolve uma face do problema, que consiste em ganhar dinheiro independente do meio em que utiliza pra isto. É claro que existem alguns negócios que possibilitam ganhar dinheiro com muito mais facilidade do que outros, mas nem por isso é um atalho ou fácil de ganhar.

Nós temos várias opções de negócios e também carreiras para que possamos nos aprimorar e ganhar mais dinheiro. Porém existe outro grande problema que infelizmente não é tratado com a devida importância que se deveria pelas pessoas, que é a inteligência financeira.

A primeira coisa que você precisa saber para começar a usar a inteligência financeira em sua vida é ter ambição. É claro que todas as pessoas gostariam de ter mais dinheiro, para poderem ter uma vida melhor, mais confortável e muitas vezes um dos elementos que impedem a chegada do dinheiro são as crenças.

Uma crença é algo em que você acredita ser como verdadeiro, devido à implantação desta idéia em sua mente geralmente por seus pais, amigos, familiares ou pessoas mais íntimas. Nós temos vários exemplos de crença como “Preciso trabalhar duro para ganhar dinheiro” que é uma crença negativa e que provavelmente você possa acreditar que seja verdadeira, devido aos seus pais terem lhe falado isto, mas não quer dizer que ela é verdadeira. Nós temos exemplos de várias pessoas que não trabalhavam duro e conseguiram atingir o sucesso, e muitas que trabalham doze horas por dia e não conseguem nem pagar a prestação do carro.

As crenças são um pouco mais complicadas, porque a maioria esta a nível inconsciente. Por exemplo, você com certeza já deve ter conversado com seus amigos, parentes e familiares sobre dinheiro, que gostaria de ganhar mais para ter uma vida melhor, ajudar seus pais ou filhos, entre outros. E ao anoitecer no programa do jornal nacional, esta sendo entrevistada uma pessoa financeiramente próspera, e você acaba dizendo que ela teve que puxar o tapete de alguém para chegar aonde chegou. Neste caso, por mais inteligência financeira que você possua, você não ganhará dinheiro porque o seu inconsciente associa que você terá que puxar o tapete de alguém para alcançar o sucesso financeiro, e você sabe que isto não deve ser feito. Portanto o dinheiro não chegará a você!

A crença é muito importante na relação com o dinheiro.

Os nossos hábitos dependem de nossas crenças, logo se você tiver uma crença positiva com relação a dinheiro, você vai agir de uma forma positiva e o dinheiro chegará as suas mãos, o contrário também é verdadeiro.

A boa notícia é que do mesmo modo que você adquiriu estas crenças durante o seu desenvolvimento, você pode retirá-las. Isto não significa que ocorrerá do dia para a noite, mas trabalhando o seu subconsciente pouco a pouco, em breve você só terá crenças de sucesso. A partir deste momento, se você utilizar a inteligência financeira, alcançará o sucesso.

A crença define o “porque” você quer ter mais dinheiro, e a estratégia no caso a inteligência financeira, define o “como” fazer para ganhar mais dinheiro.

O nosso cérebro possui dois hemisférios: o direito e o esquerdo, consciente e inconsciente. Os dois possuem funções totalmente diferentes, e não funciona um sem o outro. As ações dos dois, combinadas, permitem o funcionamento do corpo corretamente.

Igualmente, a crença sem a inteligência financeira não funciona, o inverso também é verdadeiro.

Inteligência financeira nada mais é do que técnicas, procedimentos e ações para fazer com que o dinheiro trabalhe para você, em vez de você trabalhar para ele.

Uma coisa muito importante a ser destacada é que a Inteligência financeira não está ligada a conhecimentos formais.

Um grande exemplo disto é que existem pessoas com mestrado, doutorado, pós graduação e que não conseguem nem pagar o aluguel de suas casas. E existem pessoas que mal concluíram a oitava série, e que são muito bem sucedidas.

Você já se perguntou por que isto acontece?

Geralmente é porque o muito intelectual, ficou tão intelectual, vive em um mundo totalmente abstrato, que não consegue ganhar dinheiro. E o outro é muito mais pragmático, muito mais objetivo. Infelizmente as escolas nos ensinam que dinheiro é importante, que devemos trabalhar para conseguir, mais não nos mostra como ganhar e nem manter.

A primeira coisa para desenvolver a sua inteligência financeira é dominar o seu tempo. Defina suas prioridades. Estabeleça um plano diário do que você terá que fazer durante o dia e faça!

Estabeleça uma estratégia de negócios em seu ramo, um sistema que realmente funcione. É necessário ter um mapa correto daqui que tem que ser feito.

Procure investir seu tempo e dinheiro em ativos, ou seja, produtos ou negócios que vão lhe gerar renda, investimentos. Um dos negócios que costumo recomendar para as pessoas é o marketing de rede, que é uma grande oportunidade para se abrir o próprio negócio com um baixo investimento inicial.

E lembre-se o segredo para se alcançar o sucesso financeiro não é o quanto se ganha, e sim o quanto se investe em ativos!

Um grande abraço a todos
Sucesso!