O que é Sustentabilidade?

O atual modelo de crescimento econômico gerou desequilíbrios no mundo, se por um lado várias riquezas foram conquistadas, por outro nunca antes houve tanta poluição e degradação ambiental como agora. Tal fato fez com que o tema “sustentabilidade” virasse pauta para os encontros internacionais, veículos de comunicação e até conversas populares. Mas afinal o que é sustentabilidade?

A definição de desenvolvimento sustentável surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, a Eco-92. Tal progresso busca o equilíbrio entre a proteção ecológica e o avanço econômico. Isto serviu como pilar para a criação da Agenda 21, em que 170 países comprometeram-se em cumprir um conjunto de metas para a criação de um mundo equilibrado.

O que é Sustentabilidade?

Trata-se, portanto, de promover uma exploração de áreas e recursos naturais de uma maneira que prejudique o menos possível o equilíbrio entre as comunidades humanas e o meio ambiente, bem como toda a biosfera que depende desta relação.

Para entender a importância disto é necessário aceitar que os recursos ambientais são finitos. Também é importante não confundi-lo com crescimento econômico, uma vez que este depende do incessante consumo de energia e destes recursos que um dia poderão acabar. Logo, faz-se necessário um planejamento e uma preocupação ecológica na criação de empreendimentos que busquem a sustentabilidade. Hoje eles tem se mostrado cada vez mais lucrativos que seus concorrentes no mercado.

O texto de Marina Ceccato Mendes enfoca o fato de que “a proteção do ambiente tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente”. O desenvolvimento sustentável tem como meta a produção de riquezas, mas também a de distribuí-la de maneira que melhore a qualidade de vida da população e, conseqüentemente, a qualidade ambiental do planeta.

No começo dos anos 60 surgiram as chamadas “ecovilas”, comunidades ecologicamente sustentáveis que até hoje são exemplos de como é possível viver mesclando o desenvolvimento sustentável com o desenvolvimento humano dentro dos novos paradigmas ambientais e humanos.

Para saber mais:

– Texto de Marina Ceccato Mendes

http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html

– WWF – Site Oficial

http://www.wwf.org.br/

– Blog Atitudes Sustentáveis

http://www.atitudessustentaveis.com.br/

– Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

http://www.fbds.org.br/