O que todo administrador financeiro deveria fazer para não apressar uma falência

É imprenscindível para o sucesso de qualquer organização, manter o movimento de caixa organizado. A função do fluxo de caixa é apresentar de modo claro os movimentos de valores no setor financeiro da empresa. Pagamentos, recebimentos e saldos são informações concernentes que o movimento de caixa apresenta para o empresário. E isso vale para todas as contas, com status pendentes ou realizadas.

É bom lembrar que um bom movimento de caixa terá um bom fluxo de informações. Ou seja, os dados serão sempre alterados. Mas estas informações devem ser estruturadas de forma acumulada e constante. Ter o dom para organizar as coisas contribuirá para esta tarefa. A pessoa deve estar informando, ao longo do tempo, os saldos, pagamentos, entre outros. Quando o saldo acumulado do caixa der abaixo de zero, ou seja, abaixo de zero, isto na maioria das vezes quer dizer o óbvio. Deu para entender? Você está recebendo menos do que quitando. Isto é muito ruim.

Preste atenção nos itens abaixo. As causas podem ser:

– Os prazos para pagamentos oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa.

– Em épocas especiais você pode necessitar investir mais no estoque, o que usualmente acaba com o fluxo de caixa.

– As compras para a composição de estoque estão bastante elevadas. As compras foram mais altas do que o giro do estoque interno.

– As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa.

– Os juros podem estar matando a empresa. Juros de empréstimos, cheque especial, cartões de crédito, etc.

Todo empresário deve ficar ligado nos pontos que acabamos de ver, pois deve-se buscar sempre o saldo acima de zero no movimento de caixa. Isto é óbvio. Quando o movimento de caixa está acima de zero, a empresa está quitando tudo em dia. Ou pelo menos, tem dinheiro para isso. Assim a empresa faz o oposto dos pontos abordados neste texto, o que será bastante bom para ela.

E para concluir

O movimento de caixa é usado para equilibrar as contas da empresa. Pode-se adiantar pagamentos ou atrasar recebimentos, sempre buscando a saúde financeira do fluxo. Portanto, nunca perca a atenção neste ponto. Tome cuidado para que o fluxo de caixa de sua empresa seja bem atualizado. Assim não corre-se riscos desnecessários.

Artigo por Organizze: http://www.organizze.com.br

Otimização SEO por Blueberry Marketing Online: http://www.bbmarketing.com.br/