Nos últimos anos, as questões que envolvem o tema trânsito têm se tornado assunto em evidência e frequentemente provocam intensas e calorosas discussões, tanto nas conversas informais entre amigos quanto nos grupos de especialistas que avaliam, planejam e projetam os espaços do trânsito.
Afinal, ainda temos a equivocada cultura de que todo brasileiro “se acha” um pouco técnico tanto no trânsito quanto no futebol.
Crescimento Populacional e Falta de Planejamento Urbano
Com o crescimento populacional desordenado e, como consequência, a falta de planejamento urbano nas últimas décadas, a maioria das cidades brasileiras têm sofrido na tentativa de organizar, de forma menos problemática, seu sistema viário.
Tarefa árdua e complexa, que muitas vezes acaba sendo trabalhada apenas sob a visão técnica. Infelizmente, a visão humana fica relegada a segundo ou terceiro plano.
Aliados à falta de planejamento e ao crescimento populacional exagerado e desordenado, ainda temos os hábitos e costumes baseados na tese de que “o povo brasileiro é apaixonado por carro”. Quando falamos em trânsito, é comum percebermos que uma das primeiras palavras que nos vêm à cabeça é carro, veículo, movimento.
Indústria Automobilística e Publicidade
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço da indústria automobilística, as montadoras apostaram no desenvolvimento de carros cada vez mais confortáveis, luxuosos e potentes. Os veículos acabaram se tornando, para a maioria das pessoas, a representação e a expressão do status, do poder e da cultura do “ser através do ter”.
As agências de publicidade investem cada vez mais em propagandas que expressam e vendem a (falsa) sensação de poder ao pilotar um determinado veículo. Exemplos disso podem ser vistos nos slogans de marcas conhecidas:
- Peugeot: Dirija esse prazer.
- CrossFox: Compacto pra quem vê. Valente para quem anda.
- Honda: Dá asas a sua imaginação.
- Ford: Descubra o que é viver o novo.
- Fiat Idea Adventure: A vida na cidade é uma aventura.
- Kangoo Express: Pra você que pensa grande.
- Scenic: Mude sua vida de direção.
- Corolla: Meu carro é número 1. Paixão mundial.
- BMW: A fórmula exata do prazer e perfeição.
Foco Exclusivo na Competitividade
Em nenhum momento percebemos as montadoras ou agências de publicidade explorando a venda de seus veículos por meio de itens ou acessórios de segurança. Não há campanhas que promovam princípios de direção defensiva ou que ressaltem a segurança e o respeito pelo espaço coletivo.
Todas, sem exceção, vendem a imagem da competição, corrida e disputa, contribuindo para a violência no trânsito.
A Importância de Uma Visão Humanizada no Trânsito
É necessário que todos os setores da sociedade reflitam sobre essas questões e modifiquem seu foco ao tratar do trânsito. O trânsito deve ser percebido como um espaço público, coletivo e compartilhado. O tráfego deve estar em equilíbrio com as demais atividades, e as pessoas devem ser priorizadas.
Afinal, todos somos pedestres, mesmo que nem todos sejam motoristas ou ciclistas. De acordo com o holandês Hans Moderman, idealizador do projeto “ESPAÇO COMPARTILHADO” – que vem sendo implementado com sucesso em várias cidades da Europa –, é fundamental priorizar o ser humano no trânsito, oferecendo maior espaço para pessoas nos locais públicos. Essa visão exige cooperação entre especialistas de diversas áreas e os usuários dos espaços públicos.
Vivenciar o trânsito sob uma visão mais humanizada e não apenas técnica é um dos primeiros passos que precisamos dar. Essa mudança nos fará valorizar as pessoas em vez de priorizar as máquinas. Afinal, é necessário começar a pensar em pessoas quando tratamos do trânsito, e não apenas em veículos.